Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

O Brasil é o pior país latino-americano no manejo da crise causada pela pandemia, na visão de 380 formadores de opinião e jornalistas de 14 países da região ouvidos na “Pesquisa para Líderes de Opinião da América Latina”, realizada pela Ipsos entre final de junho e meados de julho. Foi quase unanimidade: 95% desaprovam, apenas 4% aprovam (1% nas respondeu). Segundo pior, a Venezuela vem com 75% de desaprovação e 9% de aprovação. O país que melhor reagiu à Covid-19 foi o Chile, com 76% de aprovação e 22% de reprovação, praticamente empatado com o Uruguai, aprovado por 73%.

Na aprovação dos chefes de Estado, Bolsonaro inverte com Maduro: é o segundo pior, com 85% de desaprovação e 14% de aprovação (o presidente venezuelano tem 90% e 6%, respectivamente). Neste quesito, o primeiro colocado é Luis Alberto Lacalle Pou, do Uruguai, aprovado por 68% dos formadores de opinião.

 

Zerando o estoque

Dos 149.912 pedidos pendentes pendentes de exame (“backlogs”) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em agosto de 2019, mais de 65% já foram eliminados, faltando cerca de 50 mil para serem resolvidos. Nas divisões de metalurgia e cosméticos, a meta já foi 100% atingida.

A diretora de Patentes do INPI, Liane Lage, participará do painel “Atualizações sobre o Plano de Eliminação ao Backlog de Patentes” durante o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), que ocorrerá online entre 23 a 26 de agosto.

 

Expurgo bilionário

Se o governo não tivesse “garfado” R$ 561 bilhões do FGTS desde 1999, devido à correção pela TR, inferior à inflação, os trabalhadores receberiam um crédito suplementar de R$ 8,56 bilhões em julho de 2021. O cálculo é do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador.

O Supremo Tribunal Federal (STF) sentou em cima da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090/2014), que pede a troca da TR pelo INPC.

 

Brasil no rolo

O ex-presidente boliviano Evo Morales disse, em entrevista ao jornal argentino Página12, que “a qualquer momento explodirá a forma como o Brasil contribuiu [com o golpe na Bolívia]”. As suspeitas envolvem também os governos do Chile e Equador.

 

Rápidas

Os planos de saúde individuais serão o centro do I Ciclo de Debates sobre Desafios Regulatórios da Saúde Suplementar da FGV, nestas terça e quarta-feira, às 18h. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel, será um dos debatedores *** A 3ª edição da Masterclass de Atualização Terapêutica 2021 – evento científico para atualização em psicofarmacologia – será realizada de quinta a domingo, das 8h às 20h, em São Paulo. Inscrições aqui *** O Lecadô inaugurou, em Petrópolis, sua primeira loja na Região Serrana do Rio *** A Revista Justiça & Cidadania realizará em 17 de agosto mais uma edição do projeto Conversa com o Judiciário, com o seminário “Judiciário e Mercado Imobiliário: um diálogo necessário sobre vícios construtivos”, com a participação de ministros do STJ Luis Felipe Salomão e Paulo de Tarso Sanseverino e do juiz federal (TRF4) Antônio Cesar Bochenek. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Baía de Guanabara como sujeito de direitos

Em SC, Judiciário debate gestão e governança da Lagoa da Conceição.

Melhor bolinho de bacalhau

O mais novo ‘Patrimônio Cultural’, que foi frequentado por Pixinguinha.

Últimas Notícias

Jovem baixa-renda é mais requisitado para voltar a trabalho presencial

Quanto menor a renda familiar, maior o percentual; brasileiros de 18 a 25 anos somam 42% das contratações temporárias no primeiro semestre.

Formbook afetou mais de 5% das organizações

Capaz de capturar credenciais e registrar digitação de teclado, malware figurou em segundo lugar no ranking mensal do país.

Sauditas liberam exportação de carne de unidades de Minas

De acordo com o Ministério da Agricultura, autoridades do país suspenderam o bloqueio de cinco plantas de carne bovina mineira.

Comerciários do Rio têm aumento

Já em São Paulo, emprego no comércio registra a maior alta mensal desde novembro de 2020.