Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

530
Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/ABr)
Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/ABr)

O Brasil é o pior país latino-americano no manejo da crise causada pela pandemia, na visão de 380 formadores de opinião e jornalistas de 14 países da região ouvidos na “Pesquisa para Líderes de Opinião da América Latina”, realizada pela Ipsos entre final de junho e meados de julho. Foi quase unanimidade: 95% desaprovam, apenas 4% aprovam (1% nas respondeu). Segundo pior, a Venezuela vem com 75% de desaprovação e 9% de aprovação. O país que melhor reagiu à Covid-19 foi o Chile, com 76% de aprovação e 22% de reprovação, praticamente empatado com o Uruguai, aprovado por 73%.

Na aprovação dos chefes de Estado, Bolsonaro inverte com Maduro: é o segundo pior, com 85% de desaprovação e 14% de aprovação (o presidente venezuelano tem 90% e 6%, respectivamente). Neste quesito, o primeiro colocado é Luis Alberto Lacalle Pou, do Uruguai, aprovado por 68% dos formadores de opinião.

 

Zerando o estoque

Espaço Publicitáriocnseg

Dos 149.912 pedidos pendentes pendentes de exame (“backlogs”) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em agosto de 2019, mais de 65% já foram eliminados, faltando cerca de 50 mil para serem resolvidos. Nas divisões de metalurgia e cosméticos, a meta já foi 100% atingida.

A diretora de Patentes do INPI, Liane Lage, participará do painel “Atualizações sobre o Plano de Eliminação ao Backlog de Patentes” durante o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), que ocorrerá online entre 23 a 26 de agosto.

 

Expurgo bilionário

Se o governo não tivesse “garfado” R$ 561 bilhões do FGTS desde 1999, devido à correção pela TR, inferior à inflação, os trabalhadores receberiam um crédito suplementar de R$ 8,56 bilhões em julho de 2021. O cálculo é do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador.

O Supremo Tribunal Federal (STF) sentou em cima da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090/2014), que pede a troca da TR pelo INPC.

 

Brasil no rolo

O ex-presidente boliviano Evo Morales disse, em entrevista ao jornal argentino Página12, que “a qualquer momento explodirá a forma como o Brasil contribuiu [com o golpe na Bolívia]”. As suspeitas envolvem também os governos do Chile e Equador.

 

Rápidas

Os planos de saúde individuais serão o centro do I Ciclo de Debates sobre Desafios Regulatórios da Saúde Suplementar da FGV, nestas terça e quarta-feira, às 18h. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel, será um dos debatedores *** A 3ª edição da Masterclass de Atualização Terapêutica 2021 – evento científico para atualização em psicofarmacologia – será realizada de quinta a domingo, das 8h às 20h, em São Paulo. Inscrições aqui *** O Lecadô inaugurou, em Petrópolis, sua primeira loja na Região Serrana do Rio *** A Revista Justiça & Cidadania realizará em 17 de agosto mais uma edição do projeto Conversa com o Judiciário, com o seminário “Judiciário e Mercado Imobiliário: um diálogo necessário sobre vícios construtivos”, com a participação de ministros do STJ Luis Felipe Salomão e Paulo de Tarso Sanseverino e do juiz federal (TRF4) Antônio Cesar Bochenek. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui