25.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 22, 2021

Bolsonaro, o 3º pior da América, é ‘campeão’ moral

A pesquisa de imagem de presidentes latino-americanos entre líderes de opinião da região de agosto, feita pela Ipsos, mostra o presidente do Brasil com a terceira menor aprovação, com 29%, melhor apenas que Nicolás Maduro, da Venezuela (3%), e Miguel Díaz-Canel, de Cuba (18%). Quando se vê a reporvação, Bolsonaro assume o segundo pior lugar (68%), à frente apenas de Maduro (93%). Considerando que os formadores de opinião entrevistados são, em maioria, conservadores, não seria exagerado dizer que Bolsonaro é “campeão” em impopularidade.

A tendência conservadora pode ser comprovada pela posição de Sebastian Piñera, do Chile, o primeiro colocado, com 68%, enquanto Evo Morales, apesar do sucesso econômico e social do governo, fica na oitava colocação entre os 11 presidentes avaliados. O viés conservador também pode ser visto na queda mais notável entre a medição de novembro de 2018 e a de agora, que foi de Andrés Manuel López Obrador, presidente do México eleito no ano passado, de centro-esquerda, cuja aprovação caiu de 60% para 44%.

Bolsonaro ainda conta com uma certa condescendência dos formadores de opinião da América Latina, excluídos os brasileiros. A pesquisa feita apenas no Brasil mostra o presidente com 9% que desaprovam algo e 69% que desaprovam firmemente, o que totaliza uma rejeição de 78%. Mas a imagem de Bolsonaro ainda consegue ser pior entre os colombianos (85%) e os mexicanos (80%).

 

Caridade com quepe alheio

A companhia aérea norte-americana Delta se gaba de ter oferecido 100 voos para ajudar sobreviventes do tráfico humano. Só que esse apoio se deu com a doação de milhas pelos clientes. Ao menos a Delta, que capitaliza para sua imagem a benemerência de outros, doou US$ 1,5 milhão para ajudar a causa.

 

Vitória contra shopping

A justiça reduziu em 75% a multa rescisória de um cliente lojista em um grande shopping de Campinas. A loja funcionou por 11 meses, e o contrato de locação era de cinco anos. A penalidade cobrada pelo shopping para quebra de contrato era de 80% sobre o período restante do contrato de locação. A decisão é que fosse cobrada multa referente a somente três alugueis. A causa foi ganha pelo escritório E. Faigle e Maggioni.

 

Empreendimento

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) abriu concorrência pública para venda do terreno de 4.900 m² situado na Rua Equador, 196, esquina com a Avenida Pereira Reis. Propostas de interessados serão recebidas em 12 de setembro, na sede da Cdurp.

 

Excesso

Moro teme que policiais e promotores tenham “temor excessivo” com a lei contra abuso de autoridade. Fala com propriedade: temeu excessivamente “melindrar” FHC, apreender o celular de Cunha e investigar os maiores mamadores da Lei Rouanet, talvez por não serem o Gregório Duvivier.

 

Rápidas

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estará nesta sexta-feira, às 15h, na Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), quando receberá da entidade parecer sobre o Projeto Anticrime de Moro. Detalhes em aasp.org.br *** A Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) realizará nesta quinta-feira, durante o Summit Saúde, uma mesa sobre os dez anos da nova regulamentação dos planos coletivos. Participarão o ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e o diretor-presidente da ANS *** O presidente do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), Luis Pedernera, fará palestra no seminário “A responsabilidade do adolescente autor de ato infracional”, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realiza na próxima sexta-feira, das 17h às 19h. Mais informações em iabnacional.org.br *** “Delação premiada: doutrina e jurisprudência” é o tema do seminário que a OAB/RJ realizará na próxima sexta-feira, das 9h às 19h, com a participação dos ministros Antonio Saldanha Palheiro e Sebastião Reis Junior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) *** No próximo dia 26, às 14h30, o advogado Paulo Parente Marques Mendes, sócio do Di Blasi, Parente & Associados, mediará o painel “Newbie or noob? – Conheça o mundo e os números épicos da indústria de games”, dentro do XXXIX Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que vai de 25 a 27 de agosto, no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca (RJ).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.