Bolívar

Em pouco mais de dois anos, o governo bolivariano de Hugo Chávez alfabetizou cerca de um milhão e meio de adultos, acabando com o analfabetismo na Venezuela, fato comprovado pela equipe da Unesco, encabeçada pela socióloga Maria Luisa Jáuregui, que esteve no país. O feito, porém, não mereceu registro nos grandes meios de comunicação brasileiros.

Lado
A ausência de Lula no ato que reuniu, na Argentina, cerca de 30 mil pessoas contra Bush, decepcionou os líderes da “Contra-Cúpula das Américas”. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi ovacionado, ao participar no estádio Mundialito, da manifestação contra o presidente dos Estados Unidos, a Área de Livre Comércio das Américas (Alça) e organizações internacionais como o FMI. “Lula reforçaria nosso discurso em defesa da democracia na América Latina e contra o imperialismo americano. Até agora não entendemos bem de que lado ele está”, disse o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.
Noves fora as diferenças de função entre chefe de Estado e líder oposicionista, Esquivel parece ainda não ter sido informado que Lula aposentou seu lado braveiteiro, ou pelo menos dá a entender que é assim que encarava sua trajetória na oposição em lutas como as que continuam sendo travadas pelos movimentos sociais.

Descrédito
Relatório da Ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destaca a morosidade e a ineficácia dos procedimentos para apuração de descumprimento de obrigações (Pado), problema que se mantém desde 2003. “Além da demora, são mínimas as ações de penalização (sic) das prestadoras e, quando ocorrem, dificilmente as infratoras concordam com a punição e recorrem ao Poder Judiciário.”
Segundo o relatório, nos últimos sete anos (1998 a 2004) a Anatel instaurou 48.883 Pados, dos quais apenas 14.240 foram encerrados e 34.644 se encontram em andamento. A agência conseguiu finalizar uma média de 6.983 processos por ano, ou seja, apenas 29% do total.
“Se nenhuma medida radical for adotada agora, seriam necessários pelo menos quatro anos para a finalização desses Pados. Registre-se a grande incidência de advertências e arquivamentos de processos, o que pode levar ao descrédito no poder punitivo da agência”, adverte a Ouvidoria.

Alimento
O relatório da Ouvidoria da Anatel do período 2004-1005 não é composto só de ásperas críticas. Encontra espaço para três poesias (de Drumond, Cora Coralina e Jorge Luiz Borges). “A poesia é o alimento da alma. Através dos três poemas que publicaremos ao longo deste relatório, queremos fazer uma oferenda aos leitores e uma homenagem aos poetas.” Talvez, considerando que o ouvidor é Aristóteles dos Santos, coubesse uma homenagem aos filósofos.

Novo caminho
Começa nesta segunda-feira, no Salão Pedro Calmon, do Instituto de Economia da UFRJ (Av. Pasteur 250/2° andar, na Urca, RJ), o seminário “Alternativas para a atual política econômica”,. Contará com as presenças da professora da USP Leda Maria Paulani (na abertura); do presidente da Sobeet, Antônio Carlos Correia de Lacerda (dia 9); e do economista da Unicamp Ricardo Carneiro (dia 11). As palestras começam às 11h.

Emprego
Será realizada nesta segunda-feira, no Plenário 15, da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal, a terceira audiência pública, da série de nove, promovida pela Frente Parlamentar pelo Pleno Emprego. Com nome auto-explicativo, a frente luta pela adoção de uma política de pleno emprego, inviabilizada nos marcos da atual política econômica. Os professores Carlos Thadeu de Freitas Gomes, ex-diretor do Banco Central, e Ricardo Carneiro, do Departamento de Economia da Unicamp, debaterão o tema “A Promoção do Pleno Emprego e o Financiamento de Políticas Públicas”.

Turismo
A Riotur, professores da Politécnica da UFRJ e uma comissão do Alfa, programa da Comunidade Européia que financia estudos e projetos de universidades da Europa e da América latina, visitam, nesta segunda-feira, o Centro do Rio de Janeiro. O grupo fará projeto para a revitalização do turismo e lazer na região.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Português é o idioma mais procurado para trabalhos em NY

De acordo com o Instituto Camões, a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, com 260 milhões de pessoas.

Metrô: Estação Presidente Vargas vai se chamar Saara

PL segue para segue para o governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para sancionar ou vetar.

Mais um evento no Rio

Expectativa é receber cerca de mil empresas do setor de supermercados.

Check-up do acerto de contas com o Leão

Por Sandro Rodrigues