Bom para quem

Em debate promovido pelo Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), o economista Carlos Lessa disse não ter “a menor dúvida” de que, com os juros mais altos do mundo, tudo vai piorar no país, “a não ser para quem é dono de banco.”
Lessa, que agora é professor emérito da UFRJ, chamou a atenção da platéia para o que chama de “complexo de sinhozinho/sinhazinha”, que, segundo ele, até hoje impera na sociedade brasileira.  “Ainda guardamos fortes traços escravagistas. No Brasil, direito e obrigação não formam o par primordial, como em qualquer democracia.”, criticou.

Prazo longo
A posse de Mangabeira Unger na Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo foi finalmente marcada: será em 13 de junho.

Paixão
A verdadeira preferência nacional é o café, consumido por 94% da população acima de 15 anos. O consumo per capita está em 4,27kg – quase 70 litros por pessoa. Em 2006, foram consumidos 16,33 milhões de sacas, um acréscimo de 5,10% em relação a 2005. Nesta quinta, quando se comemora o Dia Nacional do Café, – que veio da Guiana Francesa em 1727, pelas mãos do oficial português Francisco Palheta – está programada uma série de eventos. No Rio, a Blends Cafés Especiais oferecerá aos clientes degustação dos três blends produzidos pela marca. O Café Florença vai lançar dois drinques desenvolvidos pela chef Flavia Quaresma, em coquetel no Contemporâneo, em Ipanema, a partir das 18h30.

Recorde pan-americano
Na Agenda Social do Pan, a Prefeitura do Rio apresenta meta de 120 mil vagas em pré-escola, até 2007. Mas no PPA (Plano PluriAnual), há previsão de atendimento a 116 mil crianças, até 2009, denuncia a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). Ela também apresenta dados do MEC que mostram que, em 2000, 4% dos alunos das escolas do município não passaram de ano; em 2005, a repetência subiu para 14%.

Expresso
Estão abertas as inscrições para o Expresso 2007 – 6° Encontro com Profissionais de Comunicação de Marketing. Mauro Multedo, vice-presidente do McDonald”s Brasil; Vania Carvalho, vice de Marketing da Intelig Telecom; e Toni Lourenço, diretor de Criação da Conexão Brasil estão entre os profissionais participantes. O evento será dia 29 de maio, na Fecomércio/RJ. Informações e inscrições pelo telefone (21) 2286-2515 ou www.expressodacomunicacao.com.br

No divã
Os movimentos sociais que foram às ruas do país, nesta quarta-feira, sob a palavra de ordem “Nenhum direito a menos”, precisam também comparecer ao psicanalistas. Afinal, a grande maioria dos que cobram do Governo Lula que não reduza direitos previdenciários e  trabalhistas nem limite o direito de greve dos servidores  públicos foram os mesmos que, antes das eleições, pediram votos para “o governo de mudanças do companheiro Lula”. Faltou, à época, explicar ao distinto público de que tipo de mudanças se tratava.

Erasmos
Nesta quinta-feira, São Paulo e o restante do país vão saber se o governador José Serra (PSDB) também tem o seu coronel Erasmo Dias.

Artigo anteriorSinodependência
Próximo artigoMaquiagem – 1
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Capitalismo na origem da pandemia

Agronegócio e destruição do habitat estão nas raízes de 70% das novas doenças infecciosas.

Bitcoin leva 2 pancadas de uma vez

Pagamento de resgate a hackers e declaração de Musk mostram ‘lado negro da força’.

Taxação sobre heranças reflete desigualdade

Apenas 0,5% da receita vem de impostos sobre bens deixados ou doados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Prisão de Pazuello na CPI é improvável, afirma jurista

Liminar concedida por Lewandowski será submetida à apreciação da Corte.

Turismo caiu 17,6% em março

No primeiro mês pandêmico no Brasil, março de 2020, setor viu receitas caírem 22,3%; ante mesmo mês de 2019, retração é de mais de um terço.

Custo de produção de suínos passa dos R$ 7 por quilo vivo

Em abril, os custos para produzir suínos aumentaram 2,33% ante março, fazendo indicador do setor medir a variação nos custos de produção.

Europa opera em comportamento negativo nesta manhã

A Bolsa de Frankfurt cedia 0,80% e Londres operava em queda de 0,66%.

EUA: serviços públicos puxam recuperação da indústria

Nível de produção segue abaixo do período anterior à pandemia.