Bom para quem

Em debate promovido pelo Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), o economista Carlos Lessa disse não ter “a menor dúvida” de que, com os juros mais altos do mundo, tudo vai piorar no país, “a não ser para quem é dono de banco.”
Lessa, que agora é professor emérito da UFRJ, chamou a atenção da platéia para o que chama de “complexo de sinhozinho/sinhazinha”, que, segundo ele, até hoje impera na sociedade brasileira.  “Ainda guardamos fortes traços escravagistas. No Brasil, direito e obrigação não formam o par primordial, como em qualquer democracia.”, criticou.

Prazo longo
A posse de Mangabeira Unger na Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo foi finalmente marcada: será em 13 de junho.

Paixão
A verdadeira preferência nacional é o café, consumido por 94% da população acima de 15 anos. O consumo per capita está em 4,27kg – quase 70 litros por pessoa. Em 2006, foram consumidos 16,33 milhões de sacas, um acréscimo de 5,10% em relação a 2005. Nesta quinta, quando se comemora o Dia Nacional do Café, – que veio da Guiana Francesa em 1727, pelas mãos do oficial português Francisco Palheta – está programada uma série de eventos. No Rio, a Blends Cafés Especiais oferecerá aos clientes degustação dos três blends produzidos pela marca. O Café Florença vai lançar dois drinques desenvolvidos pela chef Flavia Quaresma, em coquetel no Contemporâneo, em Ipanema, a partir das 18h30.

Recorde pan-americano
Na Agenda Social do Pan, a Prefeitura do Rio apresenta meta de 120 mil vagas em pré-escola, até 2007. Mas no PPA (Plano PluriAnual), há previsão de atendimento a 116 mil crianças, até 2009, denuncia a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). Ela também apresenta dados do MEC que mostram que, em 2000, 4% dos alunos das escolas do município não passaram de ano; em 2005, a repetência subiu para 14%.

Expresso
Estão abertas as inscrições para o Expresso 2007 – 6° Encontro com Profissionais de Comunicação de Marketing. Mauro Multedo, vice-presidente do McDonald”s Brasil; Vania Carvalho, vice de Marketing da Intelig Telecom; e Toni Lourenço, diretor de Criação da Conexão Brasil estão entre os profissionais participantes. O evento será dia 29 de maio, na Fecomércio/RJ. Informações e inscrições pelo telefone (21) 2286-2515 ou www.expressodacomunicacao.com.br

No divã
Os movimentos sociais que foram às ruas do país, nesta quarta-feira, sob a palavra de ordem “Nenhum direito a menos”, precisam também comparecer ao psicanalistas. Afinal, a grande maioria dos que cobram do Governo Lula que não reduza direitos previdenciários e  trabalhistas nem limite o direito de greve dos servidores  públicos foram os mesmos que, antes das eleições, pediram votos para “o governo de mudanças do companheiro Lula”. Faltou, à época, explicar ao distinto público de que tipo de mudanças se tratava.

Erasmos
Nesta quinta-feira, São Paulo e o restante do país vão saber se o governador José Serra (PSDB) também tem o seu coronel Erasmo Dias.

Artigo anteriorSinodependência
Próximo artigoMaquiagem – 1
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

MPEs veem oportunidades geradas pela crise

Principal mudança foi alocação de recursos para trabalhar e atender remoto, seguida por investimentos em tecnologia para vendas não presenciais.

Mudança de sinais

Terça começou tensa para os mercados de risco no mundo; hoje, a expectativa para o dia é de Bovespa seguindo em recuperação.

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

Eles são representantes da União no Conselho da empresa, petrolífera divulgou nota ontem à noite.

Biden quer estados priorizando vacinação de professores

Presidente americano pediu que educadores recebam pelo menos uma dose de vacina.

PEC fiscal e lockdown ficam no radar em dia de PIB

Em Nova Iorque, as pressões dos treasuries e a queda das companhias de tecnologia tiveram forte impacto nas Bolsas.