30.1 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Bom vizinho

A adesão ao Natfa vem minando a economia do México. Isso fica claro com a decepção do presidente da Confederação Pan-americana de Produtores de Seguros (Copaprose), Victor Alonso, ao destacar o crescimento em mais de 1 milhão de desempregados, após seu país de aderido à comunidade liderada pelo seu vizinho EUA.

Alma lavada
“Nos sentimos libertados, aliviados pelo resultado das eleições e com esperança de voltar à normalidade democrática.” Assim, uma espanhola de Barcelona sintetizou para esta coluna o sentimento que tomou conta de milhões de seus conterrâneos com a deposição, pelo voto, do impopular governo José Maria Aznar.

Deu no “NYT”
A política econômica ortodoxa e favorável ao mercado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se transformado em um “abraço de urso”, que estaria sufocando a economia brasileira? A pergunta é do The New York Times. Para o mais importante jornal dos EUA, a política de Lula tornou-se preocupação típica dos empresários brasileiros.

Oscar
A economia patinando não impede a Essilor, fabricante exclusiva das lentes Varilux, de projetar para este ano faturamento 20% acima do de 2003. A companhia é responsável por 50% das vendas de lentes oftálmicas no Brasil, movimentando mais de R$ 300 milhões por ano. A subsidiária brasileira, que possui uma fábrica em Manaus, representa 80% da receita latino-americana. As lentes Varilux foram o produto vencedor de 2003 na categoria foto/imagem e ótica, no segmento Lentes de Grau, da 24ª edição do Prêmio Mérito Lojista, o “Oscar do Varejo”, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os premiados foram eleitos, através de uma pesquisa feita com 30 mil lojistas de todo o Brasil.

Cartão vermelho
Motivados por uma denúncia de evasão de rendas no Campeonato Carioca, policiais da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) invadiram na sexta-feira a sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), no Maracanã. Os policiais, acompanhados por um oficial de Justiça e de posse de um mandado de busca e apreensão de documentos, precisaram pular o muro do local e arrombar portas para conseguirem entrar na entidade.

A todo vapor
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, e o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Granja Victer, serão os palestrantes do seminário “A indústria naval como alavanca para o desenvolvimento”. O evento, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio, será realizado nesta segunda-feira, no Jockey Club Brasileiro. O evento contará ainda com o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha.

Quase brasileiro
James LaCirignola retorna ao comando da publicidade internacional da revista norte-americana Forbes. Há 27 anos ele mantém um excelente relacionamento com o Brasil, tendo vindo aqui mais de 50 vezes.

Rádio CUT
Depois de estrear na telinha, a CUT quer manter um programa de rádio. Através da sua Secretaria Nacional de Comunicação (Secom), a central articula, há seis meses, com empresários e sindicatos de São Paulo apoio para viabilizar um programa de rádio. Alegando dificuldades financeiras, a entidade recuou da proposta de comprar 24 horas de programação de uma da emissora e passou a trabalhar com a hipótese de manter uma programação de uma ou duas horas diárias. No próximo dia 24, a Secom faz uma reunião, na sede nacional da CUT, em São Paulo, para tentar bater o martelo sobre o assunto.

Multi verde-amarela
Um projeto do Coppead/UFRJ para mapear o processo de internacionalização de empresas brasileiras será financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante dois anos, o Coppead desenvolverá pesquisas nessa área, envolvendo dois estágios do processo de internacionalização: exportações e investimento direto no exterior. O projeto será coordenado pela prof. Ângela Rocha.

Artigo anteriorHerança
Próximo artigoRiscos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.

Vendas no varejo surpreenderam negativamente

Surpresa foi tanto no quesito restrito (-0,1%) e no quesito ampliado (+0,6%).

Freio de arrumação

Sabe quando o ônibus está lotado e o motorista pisa fundo no freio? Logo abre espaço para mais gente entrar.

Lewandowski assume tarefa do ministro da Saúde

Supremo quer saber dos estados estoque real de agulhas e seringas.