A adesão ao Natfa vem minando a economia do México. Isso fica claro com a decepção do presidente da Confederação Pan-americana de Produtores de Seguros (Copaprose), Victor Alonso, ao destacar o crescimento em mais de 1 milhão de desempregados, após seu país de aderido à comunidade liderada pelo seu vizinho EUA.
Alma lavada
“Nos sentimos libertados, aliviados pelo resultado das eleições e com esperança de voltar à normalidade democrática.” Assim, uma espanhola de Barcelona sintetizou para esta coluna o sentimento que tomou conta de milhões de seus conterrâneos com a deposição, pelo voto, do impopular governo José Maria Aznar.
Deu no “NYT”
A política econômica ortodoxa e favorável ao mercado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se transformado em um “abraço de urso”, que estaria sufocando a economia brasileira? A pergunta é do The New York Times. Para o mais importante jornal dos EUA, a política de Lula tornou-se preocupação típica dos empresários brasileiros.
Oscar
A economia patinando não impede a Essilor, fabricante exclusiva das lentes Varilux, de projetar para este ano faturamento 20% acima do de 2003. A companhia é responsável por 50% das vendas de lentes oftálmicas no Brasil, movimentando mais de R$ 300 milhões por ano. A subsidiária brasileira, que possui uma fábrica em Manaus, representa 80% da receita latino-americana. As lentes Varilux foram o produto vencedor de 2003 na categoria foto/imagem e ótica, no segmento Lentes de Grau, da 24ª edição do Prêmio Mérito Lojista, o “Oscar do Varejo”, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os premiados foram eleitos, através de uma pesquisa feita com 30 mil lojistas de todo o Brasil.
Cartão vermelho
Motivados por uma denúncia de evasão de rendas no Campeonato Carioca, policiais da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) invadiram na sexta-feira a sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), no Maracanã. Os policiais, acompanhados por um oficial de Justiça e de posse de um mandado de busca e apreensão de documentos, precisaram pular o muro do local e arrombar portas para conseguirem entrar na entidade.
A todo vapor
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, e o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Granja Victer, serão os palestrantes do seminário “A indústria naval como alavanca para o desenvolvimento”. O evento, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio, será realizado nesta segunda-feira, no Jockey Club Brasileiro. O evento contará ainda com o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha.
Quase brasileiro
James LaCirignola retorna ao comando da publicidade internacional da revista norte-americana Forbes. Há 27 anos ele mantém um excelente relacionamento com o Brasil, tendo vindo aqui mais de 50 vezes.
Rádio CUT
Depois de estrear na telinha, a CUT quer manter um programa de rádio. Através da sua Secretaria Nacional de Comunicação (Secom), a central articula, há seis meses, com empresários e sindicatos de São Paulo apoio para viabilizar um programa de rádio. Alegando dificuldades financeiras, a entidade recuou da proposta de comprar 24 horas de programação de uma da emissora e passou a trabalhar com a hipótese de manter uma programação de uma ou duas horas diárias. No próximo dia 24, a Secom faz uma reunião, na sede nacional da CUT, em São Paulo, para tentar bater o martelo sobre o assunto.
Multi verde-amarela
Um projeto do Coppead/UFRJ para mapear o processo de internacionalização de empresas brasileiras será financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante dois anos, o Coppead desenvolverá pesquisas nessa área, envolvendo dois estágios do processo de internacionalização: exportações e investimento direto no exterior. O projeto será coordenado pela prof. Ângela Rocha.