Bomba

A adesão da Grécia à União Européia trouxe mais despesas do que as fiscais impostas pelos demais países. Em 2009, a despesa militar grega consumia de 4% do PIB, em comparação com 2,4% da França e 1,4% da Alemanha.

Siameses
O simulacro de democracia norte-americana foi exportado para o mundo na forma de partidos cuja distinção termina após a contagem do último voto popular. A gestão fiscal dos governos da ND e do Pasok, na Grécia, é um exemplo: sempre atuou em benefício dos grupos monopolistas. As características básicas e comuns são a legalização dos cortes fiscais para os lucros do grande capital, o alargamento da evasão fiscal e a mina de ouro do apoio estatal aos grupos de negócios. Durante todos os anos pós-ditadura, o Estado se endividou para servir às necessidades de lucro do capital; agora, convoca os trabalhadores para pagar a conta. A dívida pública aumentou dramaticamente durante o período do primeiro governo do Pasok – de 26,9% do PIB, em 1981, para 64,2%, em 1989.
Nos EUA, os dois partidos nem ao menos precisam simular diferenças, invisíveis a olho nu.

Primavera norte-americana
Ao completarem, nesta quinta-feira, dois meses nas ruas do país para protestar contra o 1% que comanda os Estados Unidos, os integrantes do Ocupem Wall Street contabilizaram 200 presos num único dia de manifestações. Até agora, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, não disseram palavra contra o cerceamento do direito de manifestações pacíficas. Tampouco, a ONU se pronunciou sobre o assunto.

Raposa no galinheiro
Entre os primeiros atos do novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, poucos foram tão emblemáticos sobre as intenções do seu governo como a nomeação de Corrado Passera para o Ministério do Desenvolvimento Econômico, Infra-estrutura e Transportes. Como representante do Intesa Sanpaolo, segundo maior banco da Itália, do qual era executivo, Passera vai ser muito mais um representante da banca junto ao governo do que um representante do governo junto ao sistema financeiro. Por isso, o palavroso cargo que vai assumir deveria ser rebatizado para Ministério do Desenvolvimento do… Lucro dos Bancos.

Devoro
A Nota Fiscal Eletrônica ainda é um monstro a ser decifrado, e Sescon-RJ e CRC-RJ realizam em novembro e dezembro três cursos gratuitos sobre o Sped. Informações pelo site www.sescon-rj.org.br

Além da economia
O Centro Internacional Celso Furtado promove dia 25 a mesa-redonda “Celso Furtado: a dimensão cultural do desenvolvimento”. O evento busca afinar e dar coerência aos instrumentos teóricos necessários para se entender a atual crise do capitalismo e as perspectivas que se abrem ao Brasil para a construção de um projeto nacional pensado em termos de cultura e desenvolvimento. O evento, que começa às 14h, será realizado no auditório Reginaldo Treiger, no BNDES, com emissão de certificado de participação. Mais informações pelo telefone: (21) 2172-6312.

Viagem de compras
Traveler checks são a melhor opção para quem viaja ao exterior e deseja fazer compras sem deixar uma parcela no caixa do leão. Fabiana Chagas, advogada tributarista e sócia da Glézio Rocha Advogados, lembra que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras com cartão de crédito fora do país saltou de 2,38% para 6,38%, mas para os cheques de viagem, cartões de débitos pré-pagos ou compra em dinheiro continua em 0,38%. Os cheques levam ainda a vantagem da taxa de câmbio menor do que a utilizada na compra da moeda estrangeira (que utiliza o dólar turismo como moeda de conversão).

RP do N
A observação irônica é de um leitor da coluna, após ler a entrevista de Nem a uma revista semanal, na qual o traficante busca apresentar um discurso de preocupação social, para justificar sua ação à frente do tráfico de drogas na Rocinha: “Hoje em dia, até bandido tem media trainning.”

Artigo anteriorDemocracia norte-americana
Próximo artigoDireita x direita
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.