O Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio alerta que o incêndio ocorrido na sede do TRT pode se repetir em outros locais, como o fórum da Rua Santa Luzia. Segundo o sindicato, laudo do Conselho Regional de Engenharia (Crea-RJ) constatou que o prédio não oferece condições de segurança. Os sindicalistas lembram que já haviam denunciado problemas no TRT. Entre eles, a ausência de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Mui amigo
Senso de oportunidade, para usar expressão suave, foi o demonstrado pelo governo Ariel Sharon. Diante da interminável crise da Argentina, Israel está incentivando a imigração de judeus argentinos para o país. Para não deixar dúvidas sobre seu apreço pelos argentinos, Sharon ofereceu a Cisjordânia e as colinas de Golã para os imigrantes se fixarem. Como ambos são territórios ocupados por palestinos e palco de intensos conflitos, vários israelenses têm emigrado para áreas menos turbulentos do país. Temeroso de perder o controle sobre as áreas, por falta de população judia, Sharon está decidido a oferecer até benefícios fiscais e incentivos para educação, emprego e moradia para os novos alvos, ou melhor, os novos ocupantes dos territórios.
Lucro certo
A participação população de baixa renda (de R$ 300 a R$ 500 mensais) no total de cartões de crédito emitidos no Brasil mais do que dobrou em dois anos: passou de 9,8%, em 1999, para 20,6%, em 2001. Os dados são da Credicard, que está otimista com o potencial deste mercado para os próximos anos. O interesse das administradoras de cartão pelo cliente de renda mais baixa não é à toa: 38% utilizam o crédito rotativo – financiamento das compras, com taxas de juros que esbarram em salgados 15% ao mês. Nem a inadimplência ameaça ganhos com esses juros.
Apropriação
Mobilizações contra privatização da água pipocam em todo mundo. Vandana Shiva, prêmio Nobel da Paz Alternativo em 1993, afirmou que o protesto e a união da população interrompeu a tentativa de privatizar o setor de saneamento de duas cidades da Índia. De acordo com Vandana, o mercado da água é resultado de uma crise do mau uso deste recurso. “A escassez da água está provocando duas situações: apropriação e cobrança dos recursos hídricos por parte das empresas transnacionais para a população e o desperdício deste bem tão precioso”, relatou o prêmio Nobel, que esteve no Brasil no final de janeiro para participar do Fórum Social Mundial.
“Gato”
Alô Procon! Consumidores que compram geladeiras no Centro do Rio estão sendo vítimas de uma fraude recorrente. A esmagadora maioria das lojas removeu a informação, obrigatória, sobre o consumo de energia dos aparelhos. Para completar a fraude, vendedores dão informações falsas, sempre com viés de baixa, sobre o consumo.
Sem retoques
A São Paulo que resulta após oito anos da dupla Covas/Alckmin é a síntese mais acabada, e trágica, da herança da política econômica tucana: desemprego nas alturas, infra-estrutura deteriorada, caos na saúde e na educação e violência dantesca.
Império
Para os ingênuos que ainda alimentavam dúvidas sobre quem são o maior beneficiário do caráter assimétrico da globalização, a imagem do presidente Bush, no Japão, operando o segundo maior mercado cambial do mundo vale mais do que mil discursos.
Algoz
Rigoberta Menchú Tum, da Guatemala, Prêmio Nobel da Paz de 92, lembra que 90% das vítimas da guerra no Afeganistão são mulheres e crianças. Outro número ajuda a compreender a aversão aos Estados Unidos: 50% das exportações de armas no mundo têm procedência norte-americana.