Com a aproximação do Dia das Crianças, muitas famílias se adiantam nas pesquisas para garantir o presente ideal e evitar a correria das compras de última hora. De acordo com levantamento realizado pelo Buscapé, principal comparador de preços do país, entre 1° de setembro e 1° de outubro, a busca por itens infantis cresceu 246% em comparação ao período anterior (1/8 a 1/9). Entre as mais procuradas, destacam-se as categorias de bonecos (+1.723%), brinquedos de controle remoto (+361%) e brinquedos educativos (+360%).
Sete das dez categorias analisadas registraram queda nos preços medianos. O preço mediano de bonecos teve redução de 16%, enquanto brinquedos de controle remoto apresentaram uma queda de 23% no valor médio. Em contrapartida, os brinquedos educativos registraram aumento de 141% no preço mediano. Brinquedos de casinha e pelúcias também tiveram aumento de preços: 42% e 21%, respectivamente.
Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, o desejo por aparelhos eletrônicos tornou-se comum entre as crianças. A preferência dos consumidores reflete-se no aumento da procura por eletrônicos e produtos de entretenimento digital. O interesse por consoles de videogame cresceu 40%, enquanto as buscas por jogos de Xbox Series dispararam 790%, indicando uma forte tendência de consumo nessa categoria.
Além disso, a procura por tablets e laptops infantis, que simulam a experiência de dispositivos reais, também registrou um aumento de 159% no período. O crescimento reflete uma tendência de busca por alternativas que permitam às crianças interagirem com a tecnologia de forma lúdica, sem a necessidade de um dispositivo totalmente funcional.
“O Dia das Crianças é uma importante data para o comércio e impulsiona significativamente as vendas no varejo. Neste período, pesquisar preços é essencial para fazer escolhas mais inteligentes e aproveitar as melhores ofertas. Comparadores de preços são ferramentas fundamentais para ajudar as famílias a encontrarem o presente ideal com economia”, destaca Francisco Donato, superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN.