Bonitinho, porém ordinário

A decretação de mais um feriado municipal no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, é um atestado de incompetência da Prefeitura e sua prometida “mobilidade urbana”. BRT, VLT, Transolímpica, Transcarioca… Nada disso resistiu a um dia de interdições no trânsito, que provocaram engarrafamentos monumentais. Pior: o tráfego ficou pior na Zona Sul e na Barra, queridinhas do prefeito Eduardo Paes.

Em uma solução planejada, os corredores especiais para ônibus deveriam atender à “família olímpica”. Os atletas e equipe pegariam o BRT no aeroporto e desembarcariam na Vila Olímpica, sem trânsito. Mas não é o que acontece. O sistema é subutilizado, com pontes e viadutos que são um verdadeiro monumento ao desperdício público, mais utilizadas por pescadores na saída da Ilha, testemunhas dos ônibus que passam vazios a cada 20 minutos. E haja interdição de faixas para carros, tornadas exclusivas para o transporte olímpico.

O VLT continua encantando cariocas e turistas, mas, com o início da cobrança da passagem, o morador da cidade começa a se questionar qual é a função de um bondinho moderno que segue, em boa parte do trajeto, em cima da linha de metrô. Paes deve ficar encantado com o trenzinho de brinquedo, mas, por enquanto, a grande utilidade é ligar o aeroporto Santos Dumont ao sistema de transporte público da cidade. A ligação com a rodoviária é outro ponto positivo, mas, com a valorização da região portuária e a saturação da Avenida Brasil, por quanto tempo o terminal ficará onde está?

No ano que vem, o VLT terá estação junto à das barcas. Só que estas chegam a despejar na Praça XV 31 mil passageiros em um intervalo de 4 horas no período de rush. O bondinho leva 420 passageiros a cada 15 minutos. A matemática não fecha. Ao custo de R$ 1,1 bilhão, é um brinquedinho caro.

Sobe

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil de São Paulo vem sendo pressionado pelo que o SindusCon-SP polidamente chama de “altas de preço em alguns materiais com menor número de produtores”. Em português claro, monopólios e oligopólios estão elevando os custos, processo que terá impacto também em agosto. O CUB subiu 1,21% em julho, para R$ 1.292,18 por metro quadrado. No ano a alta já chega a 5,30%.

Delação

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) levará empresários brasileiros aos EUA para capacitação em compliance e programas anticorrupção. A missão, de 10 a 16 de setembro, aprenderá com a AES, Pfizer e Siemens. Esta última deve ter muito a compartilhar: em 2011, fez acordo para delação do cartel de trens do metrô paulista, escândalo conhecido como trensalão tucano.

As vagas são limitadas, e as inscrições seguem até o final deste mês através do telefone (11) 5180-3808 ou no e–mail [email protected]

Carreira

Os fiscais federais agropecuários ganharam uma nova denominação para sua carreira. Desde a última sexta-feira, a categoria passou a ser de auditores fiscais federais agropecuários. Junto, veio um reajuste de 5,5% nos contracheques de agosto e de 5% no de janeiro de 2017.

Sou Botafogo

O tradicional clube carioca de futebol Botafogo iniciou mês passado uma campanha ativa para o programa de sócio torcedor, a partir de uma base de mais de 40 mil contatos. A operação do telemarketing é feita pela Cercred, que se tornou patrocinadora, com a marca estampada no uniforme do time profissional até o fim deste ano. O grupo, especializado em contact center e recuperação de crédito, atender às maiores instituições financeiras do país, que representam 100% da sua demanda de receptivo.

Réquiem

Como previsto por este MM, a CPI do Carf morreu, sem direito a enterro ou missa de sétimo dia.

Prêmio Nobel

O senador tucano Antonio Anastasia inovou na teoria econômica ao sustentar, no relatório contra Dilma Rousseff, que a crise econômica que o Brasil atravessa hoje é fruto da expansão do gasto público feita no governo da petista. Keynes, lá do alto, deve ter pensado: “Tenham pena dele, ele não sabe o que fala.”

Rápidas

Após cinco anos, Marcelo Muniz será substituído por Ricardo Geoffroy no cargo de diretor-executivo da LOGZ Logística Brasil S/A. Executivo formado no Banco do Brasil, Muniz está há três anos na holding do setor logístico e portuário *** Para discutir como a nova geração de consumidores influencia suas estratégias de negócios, o Beyond the Games Global Summit vai reunir executivos para América Latina da Coca-Cola, Pepsico e Visa, nesta quinta, na Fundação Getúlio Vargas *** A vice-primeira ministra da República Popular da China, Liu Yandong, visita nesta quarta, às 16h30, o Instituto Confúcio na Unesp, localizado no bairro do Ipiranga (SP) *** Desde a última quarta-feira o DNIT colocou no site (www.dnit.gov.br) os dados de tráfego mais recentes do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) *** A ameaça de greve dos funcionários do Metrô carioca nas Olimpíadas foi afastada por liminar do Tribunal Regional do Trabalho. A ação foi defendida pelo advogado Luiz Corrêa Meyer, do escritório Cândido de Oliveira Advogados.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’ nesta 5ª feira

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

Exposição ‘Enredados’ no Centro Cultural Correios RJ

São seis esculturas e seis pinturas, com 2 metros de altura, abstratas e com metal naval.

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...

Semana começa morna na B3, que fecha em queda

A bolsa de valores de São Paulo, a B3, operou nesta segunda-feira com bastante volatilidade e acabou encerrando no negativo. “Estamos no início da...