A decretação de mais um feriado municipal no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, é um atestado de incompetência da Prefeitura e sua prometida “mobilidade urbana”. BRT, VLT, Transolímpica, Transcarioca… Nada disso resistiu a um dia de interdições no trânsito, que provocaram engarrafamentos monumentais. Pior: o tráfego ficou pior na Zona Sul e na Barra, queridinhas do prefeito Eduardo Paes.
Em uma solução planejada, os corredores especiais para ônibus deveriam atender à “família olímpica”. Os atletas e equipe pegariam o BRT no aeroporto e desembarcariam na Vila Olímpica, sem trânsito. Mas não é o que acontece. O sistema é subutilizado, com pontes e viadutos que são um verdadeiro monumento ao desperdício público, mais utilizadas por pescadores na saída da Ilha, testemunhas dos ônibus que passam vazios a cada 20 minutos. E haja interdição de faixas para carros, tornadas exclusivas para o transporte olímpico.
O VLT continua encantando cariocas e turistas, mas, com o início da cobrança da passagem, o morador da cidade começa a se questionar qual é a função de um bondinho moderno que segue, em boa parte do trajeto, em cima da linha de metrô. Paes deve ficar encantado com o trenzinho de brinquedo, mas, por enquanto, a grande utilidade é ligar o aeroporto Santos Dumont ao sistema de transporte público da cidade. A ligação com a rodoviária é outro ponto positivo, mas, com a valorização da região portuária e a saturação da Avenida Brasil, por quanto tempo o terminal ficará onde está?
No ano que vem, o VLT terá estação junto à das barcas. Só que estas chegam a despejar na Praça XV 31 mil passageiros em um intervalo de 4 horas no período de rush. O bondinho leva 420 passageiros a cada 15 minutos. A matemática não fecha. Ao custo de R$ 1,1 bilhão, é um brinquedinho caro.
Sobe
O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil de São Paulo vem sendo pressionado pelo que o SindusCon-SP polidamente chama de “altas de preço em alguns materiais com menor número de produtores”. Em português claro, monopólios e oligopólios estão elevando os custos, processo que terá impacto também em agosto. O CUB subiu 1,21% em julho, para R$ 1.292,18 por metro quadrado. No ano a alta já chega a 5,30%.
Delação
A Câmara Americana de Comércio (Amcham) levará empresários brasileiros aos EUA para capacitação em compliance e programas anticorrupção. A missão, de 10 a 16 de setembro, aprenderá com a AES, Pfizer e Siemens. Esta última deve ter muito a compartilhar: em 2011, fez acordo para delação do cartel de trens do metrô paulista, escândalo conhecido como trensalão tucano.
As vagas são limitadas, e as inscrições seguem até o final deste mês através do telefone (11) 5180-3808 ou no e–mail [email protected]
Carreira
Os fiscais federais agropecuários ganharam uma nova denominação para sua carreira. Desde a última sexta-feira, a categoria passou a ser de auditores fiscais federais agropecuários. Junto, veio um reajuste de 5,5% nos contracheques de agosto e de 5% no de janeiro de 2017.
Sou Botafogo
O tradicional clube carioca de futebol Botafogo iniciou mês passado uma campanha ativa para o programa de sócio torcedor, a partir de uma base de mais de 40 mil contatos. A operação do telemarketing é feita pela Cercred, que se tornou patrocinadora, com a marca estampada no uniforme do time profissional até o fim deste ano. O grupo, especializado em contact center e recuperação de crédito, atender às maiores instituições financeiras do país, que representam 100% da sua demanda de receptivo.
Réquiem
Como previsto por este MM, a CPI do Carf morreu, sem direito a enterro ou missa de sétimo dia.
Prêmio Nobel
O senador tucano Antonio Anastasia inovou na teoria econômica ao sustentar, no relatório contra Dilma Rousseff, que a crise econômica que o Brasil atravessa hoje é fruto da expansão do gasto público feita no governo da petista. Keynes, lá do alto, deve ter pensado: “Tenham pena dele, ele não sabe o que fala.”
Rápidas
Após cinco anos, Marcelo Muniz será substituído por Ricardo Geoffroy no cargo de diretor-executivo da LOGZ Logística Brasil S/A. Executivo formado no Banco do Brasil, Muniz está há três anos na holding do setor logístico e portuário *** Para discutir como a nova geração de consumidores influencia suas estratégias de negócios, o Beyond the Games Global Summit vai reunir executivos para América Latina da Coca-Cola, Pepsico e Visa, nesta quinta, na Fundação Getúlio Vargas *** A vice-primeira ministra da República Popular da China, Liu Yandong, visita nesta quarta, às 16h30, o Instituto Confúcio na Unesp, localizado no bairro do Ipiranga (SP) *** Desde a última quarta-feira o DNIT colocou no site (www.dnit.gov.br) os dados de tráfego mais recentes do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) *** A ameaça de greve dos funcionários do Metrô carioca nas Olimpíadas foi afastada por liminar do Tribunal Regional do Trabalho. A ação foi defendida pelo advogado Luiz Corrêa Meyer, do escritório Cândido de Oliveira Advogados.