Bovespa encerra em queda após notícia de aumento de juros nos EUA

88

O principal índice de ações da bolsa brasileira fechou em queda nesta quarta-feira (13) e renovou a mínima do ano, após a divulgação da decisão do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano,  de elevar a taxa de juros dos Estados Unidos, com o mercado vendo na nota do órgão uma indicação de mais aumentos neste ano.

O Ibovespa caiu 0,87%, a 72.122 pontos. Na mínima, o Ibovespa recuou a 71.035 pontos. Na máxima, foi a 72.977 pontos.

O Fed aumentou nesta quarta-feira a taxa de juros no país pela segunda vez neste ano, de 1,5% a 1,75% ao ano para 1,75% a 2%.

As ações da Petrobras e de bancos ficaram entre as principais pressões negativas. Na outra ponta, Eletrobras se destacou entre as altas do dia, em meio à expectativa de lançamento do edital de privatização de seis distribuidoras da estatal.

Espaço Publicitáriocnseg

No último pregão, o Ibovespa fechou em alta de 0,62%, a 72.754 pontos, interrompendo uma sequência de 5 quedas seguidas.

Reunião do Fed

Com o aumento já esperado pelo mercado, a expectativa nesta quarta-feira era pelo comunicado do Fed, com investidores em busca de pistas sobre os próximos passos do BC dos EUA em relação à taxa de juros no país.

O mercado monitora pistas sobre o rumo dos juros nos Estados Unidos porque, com taxas mais altas, o país se tornaria mais atraente para investimentos aplicados atualmente em outros mercados, como o Brasil, motivando assim uma tendência de alta do dólar em relação ao real.

Em nota, o Fed disse que "o mercado de trabalho continua se fortalecendo e que a atividade econômica vem subindo a uma taxa sólida". O órgão cita ainda que o crescimento dos gastos das famílias melhorou, assim como os investimentos das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui