“Brasiguaios”

117

Defensor da renegociação do Tratado de Itaipu com o Paraguai, o professor Ricardo Ourives, da Universidade Federal de Santa Catarina, observa que a fama de paraíso da pirataria que acompanha o país vizinho deve ser dividida, pelo menos em parte, com o Brasil: “Se fala muito do Paraguai como sinônimo de contrabando, mas esquece-se que pelo menos 80% dos sacoleiros que revendem produtos paraguaios são brasileiros.”

Pneu verde
Obter incentivos do governo fluminense para desenvolver o setor de reforma de pneus, com o aumento da participação na frota de veículos públicos, é uma das metas de Octavio Bastos, presidente da Pneuback, que assumiu a presidência da Associação de Reformadores de Pneus do Estado do Rio de Janeiro (Arperj), ligada à Firjan. O setor emprega quatro vezes mais do que a indústria de pneus novos por unidade produzida. Além disso, o rendimento por quilômetro do remoldado é semelhante ao novo, mas a um custo até 70% inferior. Segundo Bastos, o segmento de reforma é considerado indústria verde no mundo todo, economizando recursos naturais e prolongando o descarte final do pneu inservível.

Pela Internet
Empregadores com dúvidas sobre a legislação trabalhista que rege o trabalho doméstico e preocupados em evitar demandas na Justiça do Trabalho são o principal alvo do portal Doméstica em Dia (https://pleskwin16.hospedagemdesites.ws/domesticaemdia/html/domestica/de_faq.asp). Administrado pelos empresários Adriano Monteiro Alves e Carlos Eduardo de Almeida Moysés, o site oferece ainda cursos de aperfeiçoamento, gestão da folha de pagamento, cálculos de férias e décimo terceiro salário, entre outros serviços.

Parcial
Por que apenas caminhoneiros e rodoviários do município do Rio de Janeiro ganharam isenção do pagamento de taxas dos exames médico e psicológico do Detran para renovar a carteira de habilitação? Quem mora no interior deixará de economizar R$ 106,28 (exames médico e psicológico), além de pagar o Duda de renovação, que custa R$ 79,72.

Espaço Publicitáriocnseg

Facilidades
Uma das novidades da Rio Expolojas de 2008 serão os centros de negócios e de facilidades, onde os empresários do comércio lojista carioca receberão informações e orientações sobre procedimentos para melhorar e modernizar seus empreendimentos. Com a supervisão e orientação de profissionais do Instituto do Varejo e da Universidade Corporativa do Varejo, o empresário vai receber informações sobre tendências do mercado, clima organizacional e associativismo, além de orientações nas áreas jurídica trabalhista, cível e tributária e de defesa do consumidor. A exposição ocorrerá em 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções da Cidade Nova. A realização é do Sindilojas-Rio e do CDL-Rio.

Luzes
Cesar Maia tinha fama de ser bom em contas. Mas até nisso está enferrujado, ao afirmar que apenas 2% das lâmpadas públicas cariocas apresentam problemas. Ou, como o prefeito do Rio passa mais tempo na Internet que no mundo real, pode significar que está sendo mal informado.

Conciliação
O presidente da Cedae, Wagner Victer, acenou com uma possibilidade de acordo com os funcionários da empresa de saneamento do Rio de Janeiro, em audiência de conciliação na próxima segunda-feira, às 14h, no TRT/RJ. Os trabalhadores, em greve, não aceitam a quebra de garantia de emprego. Seria, na visão deles, um primeiro passo no processo de privatização.

Gato por lebre
O consumo de suco de uva passou de 150ml per capita, até 1995, para 390ml, em 2003. Mas pesquisa conduzida por Merce Santana e equipe da Universidade Federal de Lavras (MG), que avaliou três marcas de suco de uva integral do Sudeste e Centro-Oeste, deixa uma pulga atrás da orelha. De acordo com o estudo, “os açúcares presentes na uva variam de 15% a 30% em função de vários fatores como clima, solo, estágio de maturação e variedade”. Mas, nos sucos pesquisados, devido aos “elevados valores de açúcares totais e não-redutores”, “pode-se inferir que houve adição de sacarose nas três marcas dos sucos analisados, porém nenhuma das três apresentou em seus rótulos a informação, como determina a legislação”. O relato é da Agência Notisa.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui