Brasil: 61,3 milhões de inadimplentes

Volume de consumidores com contas em atraso cresceu 1,38% em janeiro.

Conjuntura / 21:24 - 14 de fev de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A inadimplência do consumidor segue bem-comportada neste início de ano. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso cresceu 1,38% em janeiro deste ano na comparação com igual período do ano passado. Apesar da alta, trata-se da segunda menor variação para os meses de janeiro em 10 anos de série histórica.

 

CNI critica tabela de fretes

Em meio ao adiamento do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), das ações que questionam a constitucionalidade do tabelamento do frete rodoviário, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reiterou o posicionamento contrário à interferência do governo no livre mercado ao tabelar o frete.

Aprovada após a greve dos caminhoneiros de 2018, a Lei 13.703, de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, especifica que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.

 

Maduro acusa Bolsonaro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira que o governo de Jair Bolsonaro abriga “grupos terroristas” que preparam ataques contra o território venezuelano. “Existem grupos terroristas dentro do território brasileiro preparando ataques contra a Venezuela. Isso está comprovado. E nós temos o direito de defender-nos. Por isso, estamos preparando exercícios militares e vamos mobilizar, no dia 20 de fevereiro, cerca de 2,3 milhões de combatentes da Força Nacional Bolivariana e da Milícia Nacional Bolivariana”, disse Maduro durante entrevista a jornalistas internacionais.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor