Nesta sexta-feira, o Brasil assume a presidência do G20. Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é de extrema importância que os líderes das 20 maiores nações abordem temas como a mudança da governança global, o combate à pobreza e às mudanças climáticas. Os objetivos do Brasil à frente do G20 foram descritos pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a reunião de instalação da Comissão Nacional do G20 no dia 23 de novembro.
Para eles, os três aspectos estão interligados e a solução passará por uma recolocação do Brasil no cenário geopolítico internacional, com a nação liderando um processo de “reglobalização sustentável”.
Em entrevista à Sputnik Brasil sobre o Brasil à frente do G20, especialistas explicaram que os objetivos do Brasil estão em sintonia com os do Grupo dos 20, fórum de cooperação econômico internacional que reúne autoridades políticas, econômicas e financeiras das 20 maiores economias do mundo além da União Africana (UA) e da União Europeia (UE).
O Brasil sucede à Índia, que ocupou a presidência do G20 do final de 2022 até esta quinta-feira (30).
De acordo com Williams Gonçalves, doutor em Sociologia e professor titular de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o G20 como existe hoje ganhou bastante importância após a crise econômica de 2008 e com a ascensão de países dos países periféricos, que “passaram a reivindicar o direito de discutir determinadas questões globais”.
Ana Prestes, socióloga, analista internacional e doutora em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ressalta que a presidência do Brasil no G20 vai ecoar o direcionamento que o governo brasileiro tem tido nas questões de relações exteriores, desde o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU cujo tom foi de “buscar justiça, combate à desigualdade e sustentabilidade” e o fortalecimento do Sul Global, “já foram 15 viagens internacionais”, sublinhou. “O atual governo brasileiro está perfeitamente afinado com os objetivos do G20”, resume Gonçalves.
Leia também:
Morre o papa Francisco. Presidente Lula decreta luto oficial de sete dias
Vaticano: ‘Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja’.
EUA desembarcaram de estratégia geopolítica praticada há 80 anos
Pesquisador de Harvard faz histórico da estratégica geopolítica dos EUA e fala da crise de credibilidade, que afeta também o dólar.
Toda commodity do centro do Brasil irá para a Ásia via Corredor Bioceânico
Chineses visitam ferrovias que integrarão o Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que ligará à Ásia através do Porto de Chancay
Trump pede saída de Powel do Fed
Por ‘estar atrasado’, ‘se eu quiser ele vai sair rapidinho’
Juiz dos EUA decide que Google monopoliza publicidade digital
Google declarou que recorrerá da decisão e alegou que empresas escolhem sua ferramenta de publicidade digital por ‘ser simples’
Protecionismo dos EUA fortalece o Brics
Ministro da Agricultura expõe força do Brics, que é responsável por 80% da produção de alimentos do mundo em termos de valor