Brasil, Alemanha e Espanha na cabeça

Modelo desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas aponta o Brasil como favorito para ganhar a Copa do Mundo de 2018. Para chegar a essa conclusão, foram observados os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à Fifa nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

A seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo de 2018. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado”, explica o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo com o professor Paulo Cezar Carvalho.

O professor Moacyr Alvim ressalta que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. “Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganharmos o torneio”, lembra.

A tentativa de cravar o nome da seleção campeã mobilizou outras universidades. Integrantes do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e da Universidade Federal da Bahia desenvolveram uma ferramenta para prever o resultado de cada partida, com índice de acerto de 53% na Copa de 2010 (a probabilidade no “chute” é de um terço).

Assim, traduziram em números as expectativas de levar a taça: antes de iniciar a competição, a Espanha era a mais provável campeã, com 18,97% de chance, seguida por Holanda, 13,59%, e Brasil, 10,26%. Cravaram o resultado: seleção espanhola em primeiro, Holanda foi vice. Para 2014, o grupo previu Brasil e Argentina na final, com a seleção canarinha campeã. Os 7×0 para a Alemanha desafiaram qualquer estatística. Pelo menos o grupo da UFSCar, USP e UFBA acertou a vice-campeã.

Para a Rússia, os professores apontam, pela ordem, Alemanha (16,9%), Espanha (15,9%) e Brasil (12,8%). A final mais provável é Brasil contra Alemanha.

 

Pernas de pau

A academia não se sai tão mal nas previsões da Copa. Já o mercado financeiro… A cada quatro anos, o UBS, maior banco da Suíça, divulga relatório feito por seus analistas para tentar antecipar os resultados. Na Copa da África do Sul, avaliaram que a chance de os brasileiros conquistem o hexa era de 22%; Alemanha vinha na vice, e a Itália aparecia na terceira posição.

O UBS renovou a aposta em 2014: Brasil favorito para vencer a Copa, com 30% de chances. A Argentina aparecia em segundo lugar (pelo menos deram uma bola dentro), com a Espanha em terceiro. A Alemanha – que acabou campeã – vinha em quarto, com apenas 8% de chances. (A Espanha foi eliminada na primeira fase)

Os especialistas do banco suíço fizeram uma escolha mais previsível nesta quinta-feira: Alemanha (24% de possibilidades de se tornar pentacampeã). Brasil e Espanha vêm em seguida, com 19,8% e 16,1%.

Mais sorte têm os apostadores propriamente ditos. Em 2010, o Sportingbet.com colocava o Brasil em segundo lugar, mas a Espanha vinha na cabeça. As casas de apostas britânicas também davam a Espanha como favorita. Para 2018, os favoritos são, pela ordem, Brasil, Alemanha e Espanha.

 

Embaixada paraguaia

Honduras vai seguir os Estados Unidos e mover sua embaixada em Israel para Jerusalém. O Paraguai seguirá o mesmo caminho.

Agora vai.

 

Fake news

Jornalões se dedicaram ao contorcionismo para tentar transformar em “sim” o “não” da Polícia Federal, que, em perícia, não achou menção a pagamentos ao sítio de Atibaia que desejam atribuir a Lula. A ginástica verbal busca abrir caminho para que o juiz Sergio Moro condene o ex-presidente sem depender da perícia, escorado apenas na mídia e nas convicções.

 

Rápidas

O professor da FGV Aloisio Araújo participará, nesta segunda-feira, em Brasília, do seminário Acesso à Justiça, promovido pelo STJ em parceria com a FGV Projetos. O seminário contará com a presença da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e do ministro Dias Toffoli *** A Orquestra Petrobras Sinfônica se apresentará dia 27, às 17h, no Carioca Shopping. O maestro Felipe Prazeres regerá a Academia Juvenil da Orquestra *** A Alumni Facha, associação de ex-alunos, promove, no dia 26, da 10h às 13h, no campus Botafogo, o evento Você Sabe Votar? O Sistema Eleitoral Brasileiro. Informações : https://www.sympla.com.br/voce-sabe-votar-o-sistema-eleitoral-brasileiro__284577

 

 

 

 

 

Artigo anteriorDavid contra Golias
Próximo artigoDe joelhos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.