Brasil, Alemanha e Espanha na cabeça

Modelo desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas aponta o Brasil como favorito para ganhar a...

Modelo desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas aponta o Brasil como favorito para ganhar a Copa do Mundo de 2018. Para chegar a essa conclusão, foram observados os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à Fifa nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

A seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo de 2018. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado”, explica o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo com o professor Paulo Cezar Carvalho.

O professor Moacyr Alvim ressalta que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. “Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganharmos o torneio”, lembra.

A tentativa de cravar o nome da seleção campeã mobilizou outras universidades. Integrantes do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e da Universidade Federal da Bahia desenvolveram uma ferramenta para prever o resultado de cada partida, com índice de acerto de 53% na Copa de 2010 (a probabilidade no “chute” é de um terço).

Assim, traduziram em números as expectativas de levar a taça: antes de iniciar a competição, a Espanha era a mais provável campeã, com 18,97% de chance, seguida por Holanda, 13,59%, e Brasil, 10,26%. Cravaram o resultado: seleção espanhola em primeiro, Holanda foi vice. Para 2014, o grupo previu Brasil e Argentina na final, com a seleção canarinha campeã. Os 7×0 para a Alemanha desafiaram qualquer estatística. Pelo menos o grupo da UFSCar, USP e UFBA acertou a vice-campeã.

Para a Rússia, os professores apontam, pela ordem, Alemanha (16,9%), Espanha (15,9%) e Brasil (12,8%). A final mais provável é Brasil contra Alemanha.

 

Pernas de pau

A academia não se sai tão mal nas previsões da Copa. Já o mercado financeiro… A cada quatro anos, o UBS, maior banco da Suíça, divulga relatório feito por seus analistas para tentar antecipar os resultados. Na Copa da África do Sul, avaliaram que a chance de os brasileiros conquistem o hexa era de 22%; Alemanha vinha na vice, e a Itália aparecia na terceira posição.

O UBS renovou a aposta em 2014: Brasil favorito para vencer a Copa, com 30% de chances. A Argentina aparecia em segundo lugar (pelo menos deram uma bola dentro), com a Espanha em terceiro. A Alemanha – que acabou campeã – vinha em quarto, com apenas 8% de chances. (A Espanha foi eliminada na primeira fase)

Os especialistas do banco suíço fizeram uma escolha mais previsível nesta quinta-feira: Alemanha (24% de possibilidades de se tornar pentacampeã). Brasil e Espanha vêm em seguida, com 19,8% e 16,1%.

Mais sorte têm os apostadores propriamente ditos. Em 2010, o Sportingbet.com colocava o Brasil em segundo lugar, mas a Espanha vinha na cabeça. As casas de apostas britânicas também davam a Espanha como favorita. Para 2018, os favoritos são, pela ordem, Brasil, Alemanha e Espanha.

 

Embaixada paraguaia

Honduras vai seguir os Estados Unidos e mover sua embaixada em Israel para Jerusalém. O Paraguai seguirá o mesmo caminho.

Agora vai.

 

Fake news

Jornalões se dedicaram ao contorcionismo para tentar transformar em “sim” o “não” da Polícia Federal, que, em perícia, não achou menção a pagamentos ao sítio de Atibaia que desejam atribuir a Lula. A ginástica verbal busca abrir caminho para que o juiz Sergio Moro condene o ex-presidente sem depender da perícia, escorado apenas na mídia e nas convicções.

 

Rápidas

O professor da FGV Aloisio Araújo participará, nesta segunda-feira, em Brasília, do seminário Acesso à Justiça, promovido pelo STJ em parceria com a FGV Projetos. O seminário contará com a presença da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e do ministro Dias Toffoli *** A Orquestra Petrobras Sinfônica se apresentará dia 27, às 17h, no Carioca Shopping. O maestro Felipe Prazeres regerá a Academia Juvenil da Orquestra *** A Alumni Facha, associação de ex-alunos, promove, no dia 26, da 10h às 13h, no campus Botafogo, o evento Você Sabe Votar? O Sistema Eleitoral Brasileiro. Informações : https://www.sympla.com.br/voce-sabe-votar-o-sistema-eleitoral-brasileiro__284577

 

 

 

 

 

Artigo anteriorDavid contra Golias
Próximo artigoDe joelhos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da LGPD também deve frear a oferta de crédito a quem não pode pagar.

Mercado de fertilizantes especiais cresce 41,8% em 2020

Neste ano, a expectativa é de que o setor obtenha uma nova elevação de 24%.

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.