As exportações brasileiras de calçados cresceram 57% em volume em março deste ano em relação ao mesmo período de 2021, segundo informações divulgadas hoje pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Foram embarcados 13 milhões de pares. A receita cresceu 7% na mesma comparação, para US$ 111,6 milhões. No trimestre, houve alta de 27% em pares e 66% em valor, para 40,74 milhões de pares e US$ 320,65 milhões.
Há aquecimento na procura dos EUA pelo calçado brasileiro. “Estamos registrando uma procura expressiva de grandes players norte-americanos, que estão buscando substituir as importações chinesas em função dos altos custos com frete e também para fugir da sobretaxa (de 7,5%) aplicada a calçados do país asiático”, disse o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, em material divulgado. Também houve bom desempenho nas vendas para os vizinhos da América Latina, que reportam preocupações com o aumento dos custos com os fretes provenientes da Ásia.
Os EUA foram no primeiro trimestre deste ano o principal destino dos calçados brasileiros no exterior, com seis milhões de pares comprados, que geraram US$ 88,7 milhões. Houve aumento de 83,3% em quantidade e de 120% na receita obtida com as vendas. O segundo principal destino do calçado brasileiro foi a Argentina, seguida pela França, Chile e Peru. Os países árabes não estiveram entre os 20 principais compradores do produto no período.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
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