Brasil CineMundi acontece na próxima 3ª feira

36

O Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 na programação da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, chega à 14a edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro.


Consolidado como o maior encontro de coprodução internacional no país, o Brasil CineMundi vai receber 63 profissionais do audiovisual de 18 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai.

Desses convidados, mais de 35 são produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais que irão participar das rodadas de negócios e ter contato direto com os realizadores e produtores dos projetos selecionados do evento.

Nesse ano, participam 40 projetos em desenvolvimento (dez na categoria Horizonte, seis na DocBrasil Meeting, seis na Foco Minas e 18 na Paradiso Multiplica) e 10 na categoria WIP – Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de pós-produção.

O comitê de seleção foi composto por colaboradores nacionais e internacionais do Brasil CineMundi: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meinzolt (Suíça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher e Lila Foster (Brasil) e Cecília Gabrielan, da Universo Produção.

Espaço Publicitáriocnseg

Uma novidade é que, além dos participantes selecionados, o Brasil CineMundi 2023 também abriu para o público interessado acompanhar o ciclo de debates, circular pelo evento e ampliar suas redes de contato e possibilidades de produção. Com isso mais profissionais podem aproveitar o propósito do CineMundi de facilitar as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

Parcerias

O programa mantém parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que apoiam e distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento: Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), Embaixada da França no Brasil (França), Encuentros BioBioCine (Chile), FIDBA (Argentina), Instituto Guimarães Rosa – Ministério das Relações Exteriores (Brasil), MAFF – Festival de Málaga(Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), TorinoFilmLab (Itália), Ventana Sur (Argentina) e World Cinema Fund (Alemanha). Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como Ancine – Agência Nacional do Cinema, CTAv, DOT, Inhotim, Instituto Universo Cultural, Mistika, Naymovie, O2 Pós, e da indústria internacional, como a Islote Post (Chile) e Parati Films (França), oferecem apoio na programação do evento e premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.

Um dos destaques anuais do Brasil CineMundi é a forte presença de convidados internacionais, que vêm até Belo Horizonte para participarem das atividades do programa e afinarem contato com produtores, realizadores e players do país. Dessas rodadas e encontros sai o que poderá ser o cinema brasileiro do futuro, um dos objetivos centrais do Brasil CineMundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui