Brasil comemora abertura do mercado chinês para derivados de etanol de milho

102
Foto aérea de drone tirada em 31 de julho de 2024 mostra o Porto de Qinzhou, em Qinzhou, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China. (Xinhua/Zhang Ailin)
Xinhua - Silk Road

Rio de Janeiro, 15 mai (Xinhua) — O presidente em exercício do Brasil e vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, destacou nesta segunda-feira a importância estratégica do setor de milho para a economia brasileira e comemorou a recente abertura do mercado chinês para derivados de etanol de milho.

Alckmin participou da abertura do 3º Congresso Brasileiro do Milho (Abramilho), em Brasília, evento que reúne mais de 400 representantes do setor agropecuário brasileiro, entre produtores rurais, pesquisadores, empreendedores e jornalistas, para discutir inovação, sustentabilidade e os desafios do milho brasileiro no contexto global.

Durante o seu discurso, Alckmin destacou os acordos assinados na terça-feira entre os governos do Brasil e da China, que abrem o mercado chinês para os subprodutos do etanol de milho, conhecidos como DDG e DDGs (grãos secos de destilaria), utilizados na alimentação animal.

“Esta é uma excelente notícia. A abertura do mercado chinês para o DDG é extremamente significativa. O etanol de milho está crescendo significativamente no Brasil. O etanol é produzido a partir do amido, e o que sobra é óleo, fibra e, principalmente, proteína, que é o DDG, agora também disponível para exportação”, explicou Alckmin.

Espaço Publicitáriocnseg

Além dos DDGs, os acordos bilaterais também autorizaram a exportação de carne de pato, carne de peru, vísceras de frango (coração, fígado e moela) e farinha de amendoim. Com essas novas autorizações, o Brasil atingirá em 2025 sua 62ª abertura de mercado desde 2023, totalizando 362 novas oportunidades comerciais.

Alckmin também destacou que o crescimento da agricultura brasileira exige melhorias urgentes na infraestrutura logística e de armazenagem e ressaltou a importância estratégica do Arco Norte para o escoamento das exportações, com destaque para os portos de Miritituba, no Rio Tapajós, e Itaqui.

“O Brasil é um país continental, o quinto maior do mundo. Precisamos investir em logística: ferrovias, rodovias e integração multimodal para melhorar o acesso aos portos”, enfatizou.

O presidente em exercício destacou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Ele enfatizou que os cereais são essenciais para a segurança alimentar, produção de energia e sustentabilidade.

“O milho é um alimento alcalinizante e perfeito para a nutrição humana e animal. Também gera bioeletricidade e etanol por meio da cogeração, contribuindo assim para o combate às mudanças climáticas por meio de créditos de carbono”, disse Alckmin.

O presidente em exercício ressaltou ainda que o Brasil tem papel de liderança nos principais temas da agenda internacional: segurança alimentar, segurança energética e combate às mudanças climáticas.

“O Brasil possui a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e está comprometido em preservá-la. Fomos o segundo país a apresentar nossas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para a COP29 em Baku, Azerbaijão. São metas ambiciosas, mas realistas”, afirmou.

Sob o tema “Milho: o grão que está revolucionando o mundo”, a conferência Abramilho é dividida em cinco painéis que analisam os impactos da geopolítica, das demandas ambientais e comerciais, das tarifas internacionais e das inovações sustentáveis no cultivo do milho. Fim

Leia também:

Dados do IVA da China refletem crescimento econômico estável em maio
Cinturão e Rota
Dados do IVA da China refletem crescimento econômico estável em maio

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Os dados de faturamento do imposto sobre valor agregado (IVA) da China divulgados pela Administração Tributária Estatal nesta sexta-feira indicam que a economia chinesa permaneceu estável em maio, com forte impulso na manufatura, inovação e setor privado. A indústria manufatureira continuou sendo um importante estabilizador econômico, respondendo por 30,1% […]

Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial
Cinturão e Rota
Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Liberar o potencial de consumo ajudará a sustentar o crescimento econômico na China, de acordo com um relatório do Banco Mundial publicado em Beijing nesta sexta-feira. O apoio político ajudou a impulsionar o consumo na China e estimulou um aumento nas vendas de imóveis nas principais cidades, com a […]

Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações
Cinturão e Rota
Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações

Tianjin, 12 junho (Xinhua) — Uma cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira para o 1.000º navio arrendado através da Zona Portuária de Livre Comércio de Dongjiang (DFTP, sigla em inglês), no Município de Tianjin, norte da China. Como o maior centro de financiamento e aluguel de navios do continente chinês, a DFTP agora ingressa […]

China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024
Cinturão e Rota
China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024

Beijing, 12 junho (Xinhua) — A China registrou um aumento de 5,4% nas viagens inter-regionais de passageiros em 2024, com a atividade de transporte se recuperando continuamente no país, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. No ano passado, essas viagens na China somaram 64,6 bilhões, sendo 4,3 bilhões por ferrovias, 59,3 bilhões por rodovias e […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui