Brasil dá salto no ranking da felicidade no governo Lula

Países da Escandinávia lideram ranking da felicidade da ONU; Brasil pula do 44º para 36º lugar, enquanto EUA ficam na sua pior posição

121
Família, felicidade
Família (foto Pixabay)

A Finlândia é o país mais feliz do mundo, pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com o World Happiness Report 2025, relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado nesta quinta-feira, Dia Internacional da Felicidade.

O índice de felicidade, relativo à média de 2022 a 2024, considera fatores como PIB per capita, bem-estar social, assistência médica e expectativa de vida, entre outros. Um total de 147 países ou regiões estão listados no relatório deste ano. Dinamarca, Islândia e Suécia ocupam as posições seguintes no topo do ranking.

O Brasil subiu pelo segundo ano seguido e agora ocupa o 36º lugar, um salto de oito posições em relação a 2023. Assim, fica apenas atrás do Uruguai na América do Sul e abre distância para a Argentina (42º). A análise leva em conta o período das eleições presidenciais e os dois primeiros anos do governo Lula.

A melhor colocação foi a média de três anos em 2014, final do governo Dilma. A pior posição do Brasil foi o 49º, na edição de 2022, anos do governo Bolsonaro e de pandemia.

Espaço Publicitáriocnseg

A Costa Rica é o país das Américas mais bem colocado no ranking (6º lugar). Os Estados Unidos registraram sua classificação mais baixa até o momento, ficando em 24º. Sua posição mais alta foi a 11ª em 2012, quando o relatório foi publicado pela primeira vez. O levantamento considera seis fatores essenciais: suporte social, nível de renda, saúde, liberdade, generosidade e baixa corrupção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui