Brasil e 5G: soberania sob ameaça

489
5G (foto divulgação)
5G (foto divulgação)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, falou sobre o futuro das telecomunicações após o leilão do 5G durante o Encontro Nacional da Abrint 2021, nesta sexta, em São Paulo. Discursou sobre o “perfil não arrecadatório” do leilão – apesar de destacar que foram arrecadados R$ 47,2 bilhões – e garantiu que o 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029.

Faltou, em toda a discussão sobre a implantação da tecnologia no Brasil, uma visão estratégica, como abordado no Monitor Mercantil em uma série de artigos escritos pelo doutor em Ciência da Informação Vladimir de Paula Brito (o primeiro é “Telefonia 5G: mais que opção tecnológica, uma escolha geopolítica”).

O recém-lançado livro Geopolítica das Comunicações: Soberania Cibernética – Competição Tecnológica – Infraestruturas de Telecom – 5G – Neomilitarismo, do advogado Ericson M. Scorsim, aborda o tema por esta ótica. “O jogo do poder geopolítico global é complexo. A atuação dos atores envolvidos demanda análise especializada”, escreve o autor.

O livro mostra como os países envolvidos nessa disputa tecnológica, principalmente EUA e China, constroem narrativas para defender sua competitividade e desenvolvem geoestratégias para influenciar a opinião pública mundial, lembrando que a tecnologia de 5G tem aplicações civis e militares.

Espaço Publicitáriocnseg

A atuação das big techs também está na análise de Scorsim, especialmente sua utilização para a realização de operações de influência, campanhas de desinformação e operações de inteligência. Há riscos, portanto, para as instituições democráticas e o sistema eleitoral com as redes sociais.

“Diante deste cenário global e nacional, o Brasil precisa desenvolver sua consciência sobre os aspectos geopolíticos e geoeconômicos por detrás da competição tecnológica global. O País tem de se preocupar e atuar em relação ao impacto da política externa de potências estrangeiras que ameacem sua soberania, por meio da aplicação de legislação estrangeira sobre o Brasil para fins geopolíticos e de lawfare”, analisa o autor.

 

Caseira, ampla e eficaz

Cuba completou nesta quinta o terceiro dia consecutivo sem mortes por Covid. Pouco mais de 9,3 milhões, dos 11,2 milhões de cubanos, receberam 3 doses de vacina de 1 das 3 vacinas desenvolvidas pelo País: Abdala, Soberana-02 e Soberana Plus.

 

Rápidas

Nesta segunda, a Première Brasil do Festival do Rio realizará a sessão de gala do filme Baile Máscaras, do diretor Iury Pinto, curta-metragem inspirado no ano em que não houve Carnaval no Rio *** O FGVcef realizará nesta segunda, às 19h, webinário sobre as tendências em investimentos para 2022. Inscrições aqui *** A matéria de capa da Revista Justiça & Cidadania de dezembro traz artigo do presidente do TRF2, desembargador Messod Azulay Neto, sobre o uso das chamadas “tecnologias disruptivas” no Judiciário *** Produtos da Oficina 021 se transformaram em estampas exclusivas criadas pela artista plástica Lia Berbert *** Nesta segunda acontecerá a eleição em chapa única do Instituto dos Advogados do RS (Iargs). A diretoria permanece praticamente a mesma para o triênio 2022-2024, tendo como presidente Sulamita Santos Cabral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui