Brasil envia 10 mil toneladas de frango à Argélia

País abriu mercado para carne de aves brasileiras em outubro do ano passado e já importou 10 mil toneladas até abril deste ano

122
Abate de frangos (Foto: EBC/arquivo)
Abate de frangos (Foto: EBC/arquivo)

Após abrir o seu mercado para importações de carne de frango do Brasil, em outubro do ano passado, a Argélia começou a comprar o produto neste ano. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre janeiro e abril foram exportados pelo Brasil 10 mil toneladas, ou US$ 16,3 milhões em carnes de galos e galinhas da espécie doméstica não cortadas em pedaços e congeladas.

De acordo com o diretor de Mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, houve flexibilizações adotadas no mercado argelino que propiciaram o embarque do produto ao país, que, por sua vez, pode ter no Brasil um parceiro importante para garantir a sua segurança alimentar.

“O mercado da Argélia foi oficialmente aberto para o Brasil em outubro de 2023. Neste ano de 2024, as primeiras exportações aconteceram para aquele país. Desde então, de janeiro até abril de 2024, o Brasil já exportou para lá mais de 10 mil toneladas, mostrando a pujança e as oportunidades que podem advir daquele mercado”, afirmou Rua.

“Desde então, também, a Argélia flexibilizou algumas regras permitindo que o Brasil tivesse maior competitividade nas exportações para a Argélia. De qualquer maneira, o país tem um potencial bastante importante e o Brasil [deve] continuar apoiando a segurança alimentar daquele país”, disse.

Espaço Publicitáriocnseg

De acordo com os dados do MDIC até abril, as exportações de carnes de aves já ocupam o sétimo lugar no ranking dos principais produtos exportados para a Argélia, atrás de açúcar, soja, carne bovina, milho, minério de ferro aglomerado e minério de ferro não aglomerado.

Em outubro do ano passado e em maio deste ano foram realizadas missões comerciais ao país árabe para promover o produto brasileiro. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira integrou a delegação que foi à Argélia em 2023.

Em maio, a ABPA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos (ApexBrasil) estiveram em Argel com empresas brasileiras do setor. Os fabricantes apresentaram a carne de frango halal, que seguem as normas do Islã, na feira de alimentos e bebidas Sipsa Filaha Agrofood em mais um esforço de promoção comercial da carne de frango brasileira.

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui