As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) somaram 429,6 mil toneladas em maio, volume 3,7% maior que o registrado em maio de 2021. A receita no período foi de US$ 904,6 milhões, superando em 37,8% o valor alcançado em maio do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Os embarques no acumulado do ano alcançam 1,990 milhão de toneladas, 7,8% a mais que no período de janeiro a maio de 2021. A receita das vendas internacionais nos primeiros cinco meses alcançou US$ 3,776 bilhões, valor 33,6% maior que o resultado do ano passado.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, avaliou em nota que o quadro inflacionário global, com a alta dos custos de produção, e a forte demanda por carne de frango no mercado internacional fortaleceram os preços médios internacionais para patamares superiores a US$ 2 mil por tonelada.
“O bom desempenho na receita dos embarques de maio ajuda a equilibrar os impactos gerados pelos preços elevados de todos os insumos que compõem a produção”, declarou.
Entre os principais destinos das exportações brasileiras em maio, se destacam China, que importou 50,2 mil toneladas (-8,8%), Emirados Árabes Unidos, com 44,8 mil toneladas (73,2%), Japão, com 33,1 mil toneladas (3,2%) e União Europeia, com 26,3 mil toneladas (80,7%).
Segundo o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua, o Brasil tem aumentado a capilaridade dos seus embarques de maneira sustentável, mantendo e reforçando sua posição em mercados históricos.
“Por exemplo, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita são destaques positivos na região do Oriente Médio. Já na Ásia, destaque para Filipinas, que atinge o seu maior volume de compras de produtos brasileiros, e Coreia do Sul, que também vem mostrando boas perspectivas. Além disso, há boas expectativas nos meses vindouros nas exportações para o mercado mexicano” avaliou Rua, em nota.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango halal do mundo e essa excelência e confiabilidade conquistada junto aos países que compram este produto tende a se consolidar e conquistar novos espaços. De acordo com dados da ABPA e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no primeiro quadrimestre de 2022 o volume exportado foi de 623.112.140 kg e uma receita gerada de US$ 1.074.454.701, receita que representa aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2021.
No mesmo período, os Emirados Árabes mantiveram-se como o principal destino da carne de frango halal brasileira, com crescimento de 80% de aumento em volume e 123% em receita. O volume exportado neste quadrimestre foi de 164.586.990 kg e a receita de US$ 319.663.566.
Ainda no primeiro quadrimestre de 2022, houve destaque para a Turquia, que apresentou 122% de crescimento em volume na importação da carne de frango halal do Brasil e aumento de 223% em receita em relação ao mesmo quadrimestre de 2021. Foram exportados para a Turquia 14.312.272 kg da proteína.
“A carne de frango halal é um produto consolidado das exportações brasileiras, tendo em vista a credibilidade e segurança nos nossos processos de certificação asseguradas a esses países consumidores. Mas ainda há muito espaço a ser conquistado não apenas junto aos países de religião islâmica, mas atende a todos os consumidores que desejam um produto com a segurança e rastreabilidade garantidas, por isso ainda há espaço para crescimento neste mercado promissor, que deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024”, destaca o diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi.
Ahmad ressalta que o processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína.
Com informações da Agência de Notícias Brasil-Árabe
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