Brasil fecha primeiro empréstimo diretamente em renminbi

Geradora de energia chinesa espera reduzir custos financeiros

138
hidrelétrica de são simão
Hidrelétrica de São Simão (foto divulgação SPIC)

A primeira grande transação de empréstimo diretamente em renminbi realizada no Brasil, sem risco cambial e liquidação direta em reais, foi anunciada pelo Bocom BBM e pela SPIC Brasil.

A operação, realizada por meio do Cips (Sistema de Pagamentos Interbancários Transfronteiriços da China), foi no valor de RMB 1 bilhão (ou 1 bilhão de yuans). O prazo é de 3 anos, com a finalidade de atender às necessidades da usina hidrelétrica de São Simão, pertencente à SPIC Brasil.

O empréstimo diretamente em renminbi foi feito pelo banco de Pequim do Bank of Communications (Bocom), com o Bocom BBM fornecendo o swap para CDI+ e fechamento do câmbio via Cips.

O Bocom BBM é a primeira instituição financeira da América Latina a fazer parte do Cips, um sistema de liquidação de transações denominadas em renminbi controlada pelo PBoC (Banco Central da China).

Espaço Publicitáriocnseg

Criado em 2015, o Cips é uma alternativa ao sistema anglo-estadunidense Swift e tem por objetivo facilitar o uso da moeda chinesa em transações internacionais, contribuindo para expandir as oportunidades de negócios entre a China e os demais países.

“É um negócio inédito para a SPIC Brasil. A expectativa é que esse empréstimo direto, levando em conta as atuais condições de taxa de juros do mercado brasileiro, gere uma economia relevante em custos financeiros, com redução no spread over CDI”, destaca Paulo Dutra, CFO da SPIC Brasil.

Crescente interesse por empréstimo diretamente em renminbi

Para Alexandre Lowenkron, presidente-executivo do Bocom BBM, o empréstimo diretamente em renminbi reflete o fortalecimento crescente do interesse por esse modelo de negócios. “A ampliação do uso do renminbi é um reflexo do aprofundamento da integração financeira entre Brasil e China, facilitando e barateando fluxos comerciais e de investimentos entre os países.”

“Já observamos resultados concretos da parceria assinada no último mês de abril, na China. Dados do Banco Central mostram que, no primeiro semestre de 2023, as transações em renminbi representaram US$ 803 milhões, porém nos últimos três meses só os valores liquidados pelo Bocom BBM já ultrapassaram esta cifra que o mercado como um todo negociou semestre passado”, finaliza Lowenkron.

O acesso do Bocom BBM à infraestrutura do mercado financeiro chinês contribui ativamente para promover o maior uso do renminbi em transações comerciais e financeiras entre os dois países, considerando a crescente importância da China como destino das exportações brasileiras e a expansão dos empreendimentos e fluxos de investimentos chineses no país.

Entre as inúmeras vantagens, relata o banco chinês, com o Cips é possível a realização de remessas em renminbi 24 horas por dia, quando, pelo modelo atual, só poderia realizar isso durante horário local.

Maior geradora de energia solar do mundo

A SPIC Brasil é uma empresa que investe em geração de energia. Com ativos que somam mais de 3 GW no Brasil, opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Opera também dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos – e tem participação no maior complexo de gás natural da América Latina, o GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ).

Mais recentemente, a SPIC entrou para o mercado de geração fotovoltaica com dois parques solares no Nordeste do país, ambos em fase de construção. Emprega mais de 250 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB).

A SPIC foi fundada em 2015, por meio da união entre as empresas China Power Investment Corporation e SNPTC. Atualmente, é um dos cinco principais grupos geradores de energia da China e a maior geradora de energia solar do mundo. Globalmente, o grupo possui ativos totais de mais de US$ 230 bilhões e capacidade instalada total de mais de 213 GW.

O Banco Bocom BBM tem sua origem em duas instituições financeiras com longas histórias na China e no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui