Brasil participará do BID Clima

Programa financiará dez projetos piloto, com envelope de empréstimos total de US$ 1 bi

66
Floresta amazônica (foto CC)
Floresta amazônica (foto CC)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou neste sábado os nove primeiros projetos elegíveis que serão parte do programa piloto BID Clima.

O BID Clima é uma abordagem financeira inovadora que recompensa os mutuários por alcançarem objetivos climáticos e da natureza. A recompensa é oferecida na forma de um subsídio, no valor de 5% do principal do empréstimo do BID.

O objetivo é ajudar os países a acessarem mercados de dívida verde e temática para mobilizar capital para investimentos em clima e natureza em uma escala maior. O BID Clima financiará inicialmente dez projetos piloto, com um envelope de empréstimos total de US$ 1 bilhão.

Os nove primeiros países que participarão do programa são Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Paraguai, Suriname e Uruguai. A lista completa de projetos e países participantes será anunciada na Reunião Anual do BID em março de 2024.

Espaço Publicitáriocnseg

O Presidente do BID, Ilan Goldfajn, comemorou a iniciativa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28.

“A demanda foi superior ao que esperávamos e nossas equipes já estão trabalhando com nossos parceiros na região para implantar esses primeiros projetos piloto. Agradecemos essa oportunidade de mostrar como o BID Clima pode apoiar todos os nossos mutuários em seus esforços para alcançar seus compromissos nacionais com o clima e a natureza.”

Para ser elegível para a recompensa, os mutuários devem cumprir três Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), que se destinam a ajudá-los a obter o máximo de benefício dos mercados de dívida verde e temática. Esses indicadores relacionam-se a definir metas ambientais ambiciosas, identificar as políticas e gastos adequados para alcançar essas metas e ser capaz de medir e informar seu progresso de maneira oportuna. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui