Brasil: PIM (dezembro)

Produção industrial deve ter novamente desempenho negativo em dezembro, impedindo alta do PIB no 4T mais próxima de 1,0%.

Opinião do Analista / 11:38 - 9 de jan de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A produção industrial apresentou retração de 1,2% em novembro na comparação com outubro, desempenho abaixo da mediana das projeções Bloomberg (-0,7%).

Por um lado, já era esperado um desempenho pior da indústria na reta final de 2019 devido ao processo de ajuste de estoques na indústria de automóveis, contribuindo para um desempenho mais fraco da produção de bens de consumo. No entanto, a leitura de novembro também surpreendeu para baixo nos demais segmentos, tanto na produção de bens de capital quanto na de bens intermediários. Nesse último segmento, o destaque negativo foi a produção de alimentos (em particular açúcar) e minério de ferro.

A produção industrial deve ter novamente um desempenho negativo no mês de dezembro, impedindo uma alta do PIB no quarto trimestre mais próxima de 1,0%. Para 2020, também será necessário que a produção industrial se recupere o quanto antes para tornar possível uma expansão do PIB além de 2,5% e um primeiro passo nesse sentido será o monitoramento de quando se encerrará o ajuste de estoques na indústria de automóveis.

.

Felipe Sichel

Estrategista do Banco Digital Modalmais

Fonte: www.modalmais.com.br

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor