Há 16 anos, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de prestadora sem alterar o número de identificação dos acessos
De acordo com relatório trimestral da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), desde setembro de 2008, quando o serviço passou a ser oferecido no país, até o dia 30 de setembro de 2024, foram efetivadas 23,44 milhões (25%) de migrações por usuários de telefones fixos e 71,41 milhões (75%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.
A portabilidade numérica começou a ser implantada gradativamente nos 67 DDDs em operação no país a partir de setembro de 2008.
Considerando apenas o terceiro trimestre de 2024 (julho a setembro), a ABR Telecom apurou que 1,67 milhão trocas de prestadoras foram concluídas. Nesses três meses, 411,49 mil (25%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,26 milhão (75%) demandadas por titulares de telefones móveis.
A portabilidade numérica é realizada entre prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) conforme o Anexo ao Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução Anatel nº 73, de 25 de novembro de 1998. O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pela Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de alcance do mesmo DDD.
A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de prestadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário quiser agendar. Caso o usuário desista da migração e decida permanecer na prestadora que presta o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.
Leia também:
Aportes a desenvolvedores e lançadores em experiências digitais
BlinkPlanet premiará 10 grupos de artistas
Planos de saúde: fraudes consomem mais de 10% das receitas de operadoras
Dados são da PwC Brasil; já segundo a Norton, 54% das pessoas no Brasil já experienciaram tentativas de fraudes via SMS
8 em 10 autenticações biométricas para serviços digitais são por celular
Além do smartphone, a autenticação por biometria é feita no tablet (30%), laptop/computador (28%), smart home devices (18%), e smartwatches, 18%
Sudeste sofreu mais de 5,4 milhões de tentativas de fraude em 2024
São Paulo é o estado mais visado pelos golpistas; falta de confiança é a razão pela qual metade dos consumidores abandona compras online
Programa virtual de inovação aberta
O Banco Central do Brasil, em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), lançou o LIFT Data, programa virtual destinado a estimular a inovação aberta. O objetivo é promover a cultura de utilização de dados públicos no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à resolução de problemas no setor financeiro. […]
Amadurecimento do mercado brasileiro de prestadores de serviços de TI (MSPs) atrai marcas globais
HaloPSA, plataforma que opera com a equipe McLaren de Fórmula 1, chega ao país em parceria exclusiva com a Addee