O Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros em 2023, um aumento de 62,7% em relação ao total recebido em 2022, que foi de 3,6 milhões de estrangeiros. De acordo com os dados do Ministério do Turismo, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal divulgados ontem, o total registrado em 2023 superou em 3% as estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), mas ainda ficou abaixo dos níveis pré-pandemia. Em 2019, 6,3 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil.
As receitas obtidas com o turismo internacional superaram, por sua vez, os ganhos registrados antes da pandemia até novembro. Conforme os dados apresentados, o faturamento do Brasil com os estrangeiros entre janeiro e novembro chegou a R$ 31 bilhões, valor que supera os registros dos anos anteriores à pandemia.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou na nota que o desempenho obtido em 2023 foi possível porque os órgãos do setor adotaram medidas para promover o Brasil, ampliar o interesse pelo país e atrair voos internacionais. “E de onde decolou cada novo voo, atuamos com uma estratégia de publicidade e de geração de negócios com as empresas brasileiras e estrangeiras, colocando nossos destinos na prateleira internacional”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o setor está próximo de alcançar, e neste ano superar, as recepções de estrangeiros pré-pandemia. Ele afirmou também que “mais importante ainda” é aumentar o tíquete médio e valor total gasto pelos estrangeiros no Brasil.
Entre os destinos, os principais emissores de turistas ao Brasil em 2023 foram Argentina (32% do total de visitantes), seguida por EUA, Chile, Paraguai, Uruguai, França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália. Os estados que registraram maior volume de entrada de turistas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, sendo que a principal via de acesso ao país foi a aérea, com 3,7 milhões de entradas, seguida pela terrestre (1,9 milhão de acessos ao Brasil).
Já levantamento do Visit Rio Convention Bureau, divulgado hoje, estima ocupação média de 87% nos hotéis da capital fluminense no período do Carnaval, de 9 de fevereiro a Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro. Em relação aos pontos turísticos e passeios contratados, a plataforma Destinow, que integra os serviços da cidade e é parceira do Visit Rio, projeta incremento de 35% nas vendas, em comparação ao Carnaval do ano passado.
Na avaliação do presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, o Rio de Janeiro está se consolidando, cada vez mais, como um dos principais destinos do país para a celebração do Carnaval. Segundo Werneck, a festa de Momo “exerce um papel crucial no impulsionamento do turismo e no fortalecimento da economia local. Quando a cidade amplia sua oferta de eventos para além das tradicionais manifestações carnavalescas, ela atrai ainda mais visitantes e reforça sua identidade como um destino democrático que acolhe a todos”.
Com informações Agência de Notícias Brasil-Árabe e da Agência Brasil