Brasil tem 42% do total de empresas de inteligência artificial da AL

Estudo da consultoria Everis em parceria com a Endeavor mostra que o número de startups de inteligência artificial cresceu no Brasil, mas ainda esbarra em entraves como investimentos e escassez de talentos. Porém, a América Latina (AL) ainda está muito longe de mercados mais maduros, como os norte-americanos e asiáticos. Tem menos de 0,5% do investimento privado global em inteligência artificial.

O estudo considera variáveis como ano de fundação das empresas, vendas, empregos, investimento recebido e técnicas de IA adotadas. Os resultados indicam que o índice na América Latina subiu de 32%, em 2018, para 48%, em 2020. Hoje, a América Latina tem 490 empresas de inteligência artificial, contra 240 do estudo anterior.

Essas companhias empregam mais de 38 mil pessoas, captaram mais de US$ 2,2 bilhões e têm um faturamento combinado superior a US$ 4,2 bilhões. Dentre os países do continente, o Brasil conta com 206 empresas, ou 42% do total de empresas identificadas. O México aparece em segundo lugar, com 97 companhias, seguido pelo Chile, com 57.

O tema será discutido no seminário Inteligência Artificial “Nas fronteiras de um novo Paradigma”, na próxima sexta-feira (30), pelo canal do Ministério da Economia no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yv0TEIntJUk , , das 9h às 12:30.

Leia também:

Workshop debaterá incidentes cibernéticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

ANS realiza diligência na Prevent Senior

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que três servidoras de sua Diretoria de Fiscalização (Difis) realizaram, nesta sexta-feira, uma diligência na operadora...

Plenário da Câmara rejeita destaques sobre fundos constitucionais

A Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória 1052/21, que muda as regras relacionadas à administração dos fundos constitucionais do Norte (FNO),...

Maioria dos brasileiros não sabe o que é open banking

O open banking está em sua segunda fase no Brasil, num total de quatro programadas pelo Banco Central. Mas parece que uma boa parcela...

Últimas Notícias

Jovem baixa-renda é mais requisitado para voltar a trabalho presencial

Quanto menor a renda familiar, maior o percentual; brasileiros de 18 a 25 anos somam 42% das contratações temporárias no primeiro semestre.

Formbook afetou mais de 5% das organizações

Capaz de capturar credenciais e registrar digitação de teclado, malware figurou em segundo lugar no ranking mensal do país.

Sauditas liberam exportação de carne de unidades de Minas

De acordo com o Ministério da Agricultura, autoridades do país suspenderam o bloqueio de cinco plantas de carne bovina mineira.

Comerciários do Rio têm aumento

Já em São Paulo, emprego no comércio registra a maior alta mensal desde novembro de 2020.