Em setembro deste ano, 1.035.787 tentativas de fraude foram evitadas no país graças às tecnologias antigolpes da Serasa Experian. O volume revela uma frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um crescimento de 20,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e trazem, ainda, a visão dos comportamentos suspeitos identificados nos golpes evitados: em 54,3% das ocorrências foram identificadas inconsistências relacionadas aos dados cadastrais; em 33,9% dos casos, padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e em 11,8% comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes entre outros.
A maior parte das fraudes identificadas pelas camadas de tecnologia da Serasa Experian foram direcionadas para o setor de bancos e cartões (53,4%). E os consumidores mais visados pelos criminosos são aqueles com idade de 36 a 50 anos (33,2%).
O indicador de setembro revelou que as regiões mais populosas concentram as tentativas de fraude pelo potencial de ganho financeiro que os criminosos têm. Isso explica o porquê os estados do Sul e Sudeste liderarem o ranking de unidades federativas com mais ocorrências evitadas. Além disso, também é possível checar a variação anual dos dados, que indica Mato Grosso com o maior crescimento nas diligências em comparação como mesmo mês de 2023 (24,3%) e o Amazonas com a menor (17,3%).
Em setembro, a média de tentativas a cada milhão de habitantes foi de 4.426, segundo o indicador. Além disso, também traz a prevalência e a distribuição das tentativas de fraude em diferentes regiões do Brasil: o Distrito Federal liderou o ranking, seguido por São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo a Serasa, São Paulo seguiu sendo o estado mais visado pelos golpistas e, em setembro deste ano, registrou mais de 495 mil tentativas de fraude evitadas. A UF com a menor quantidade de ocorrências no período foi o Espírito Santo (18 mil).
Em todo o Brasil, 1.035.787 ocorrências foram evitadas de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, crescimento de 20,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números também revelam que houve uma tentativa de fraude a cada 2,5 segundos no país.
Já dados da NS Focus sobre o mercado brasileiro e de países da América Latina projetam uma alta de mais 50% em ataques Carpet-bombing e SYN ACK, com volume acima de 300Gb cada vez mais comum no território brasileiro. O mesmo ocorre com outros países do continente, que sofreram inúmeros ataques de negação de serviço (DDoS) ao longo de 2024, na maioria das vezes com volume maior que 100 Gbps.
Segundo o estudo, esse cenário deve se manter em 2025, fazendo com que o número de ataques direcionados para os pequenos e médios provedores aumente ainda mais. Já em relação ao amadurecimento cibernético na região, México, Peru e Chile, além do Brasil, saem na frente, não somente por conta dos novos negócios, mas também pelo alto investimento em tecnologias, principalmente conectadas com inteligência artificial.