Brasileiro comprou mais bicicleta e cigarro na pandemia

Após meses em que álcool gel e máscara lideravam vendas virtuais, em abril internauta focou cadeiras de escritório e bicicleta.

Monitoramento das buscas feitas por brasileiros na internet revela uma separação entre o ápice da pandemia e a procura por itens e serviços relacionados a ela. É o que revela o Radar Simplex, uma plataforma que usa inteligência artificial para captar as tendências em pesquisas online realizadas em cerca de 2 milhões de landing pages de grandes comércios eletrônicos nacionais.

“Causou-nos surpresa o fato de que as pesquisas por testes para diagnosticar a doença terem caído a 4,5% do que eram há um ano. Da mesma forma, as máscaras N95, uma coqueluche em março, quando registraram perto de 46 mil buscas nos e-commerces monitorados no mês retrasado, despencaram a menos da metade desse total em abril”, ressalta João Lee, sócio fundador da startup Simplex. Ele frisa que abril de 2021 foi o mês em que se registrou a maior letalidade da pandemia até o momento, e que levou a vida de 82.401 brasileiros. Para o empresário, essa dicotomia pode indicar que o brasileiro tenha chegado a um estado de exaustão com o tema.

Apesar da Covid, as buscas que mais se destacaram em abril foram as cadeiras de escritório (um produto que já se situava como campeão de buscas em março passado) e que já representa mais de 10% do total das buscas da categoria de móveis e objetos de decoração. Outro que lidera as pesquisas virtuais é a bicicleta, cuja procura é hoje 10 vezes maior do que o que se registrava há um ano e cujas buscas têm aumentado consistentemente nos últimos meses. Hoje, as procuras na internet pelo meio de lazer e de transporte é 5,4 maior do que há um ano. Lee ressalta que, ainda que essas buscas não se traduzam, necessariamente, em vendas virtuais, elas indicam o desejo do consumidor em adquirir o item.

Outro estudo, da Kantar, intitulado Consumer Insights, mostra que a crise do novo coronavírus impactou os hábitos dos brasileiros nas mais diversas frentes, inclusive no tabagismo. Em 2020, houve um aumento de 0,9 pontos percentuais no número de fumantes maiores de 18 anos. Por consequência, o consumo do produto cresceu 12,3% na comparação com o ano anterior.

Os dados também indicam que os consumidores estão mais abastecidos de cigarros, já que o volume por viagem ao ponto de venda cresceu 4,7% entre 2019 e 2020 – o que foi impulsionado pelos canais de abastecimento.

Na contramão de outros setores, as marcas Low Tiers de preço foram beneficiadas pela pandemia, com um aumento de 10 pontos percentuais no share de volume entre o primeiro trimestre de 2019 e o último de 2020. Isso se deve ao maior controle das fronteiras no ano passado, o que fez com que o contrabando perdesse 8,2 pontos percentuais no share de volume no mesmo período.

O estudo avaliou 11.300 lares em todo o Brasil, que estatisticamente representam 58 milhões de lares.

Leia também:

Venda de veículos teve queda de 7,5% em abril

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