Brasileiro foi forçado a buscar mais empréstimo na pandemia

A pandemia afetou o brasileiro e o levou a buscar fontes de crédito, é o que mostra pesquisa realizda pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online.Em uma amostragem nacional, 43,4% do total de respondentes disseram que a solicitação de empréstimo teve relação com a pandemia e 70% dos entrevistados solicitaram um empréstimo pela primeira vez em 2020. Segundo a fintech, o empréstimo pessoal online tem se destacado na preferência dos brasileiros.

Entre os solicitantes que afirmaram que a crise do coronavírus influenciou no pedido de certa forma, 45,4% relataram que haviam sofrido perda de renda parcial, enquanto 16% perderam totalmente sua renda. Já para 14%, a pandemia os levou a buscar um empréstimo para a compra de itens necessários para o momento – como móveis para trabalhar de casa, por exemplo -, seguido por ajudar a um familiar/pessoa próxima, com 12,3%, e gastos com saúde, correspondendo a 7,7%.

Considerando o total de participantes da pesquisa, quando questionados sobre o motivo de terem solicitado empréstimo, 36,4% o fizeram para pagar dívidas, 14% para investir em uma empresa já existente, 13% para reforma da casa e 7% para abertura de uma empresa.

Empréstimo online

De acordo com fintech, as empresas de empréstimo pessoal online têm se destacado na preferência dos brasileiros para a tomada de crédito. E os dados do levantamento comprovam este fato. De acordo com os participantes, 34% apontaram que o principal motivo para escolherem uma empresa online é por acharem mais fácil do que ir até uma agência ou loja, seguido por melhores taxas (20,7%) e condições mais atrativas de pagamento (16%).

“Esses dados mostram que a população está cada vez mais disposta a procurar empresas de empréstimo online em relação a modelos mais tradicionais e nos confirmam que estamos cumprindo com a nossa missão de oferecer empréstimo pessoal com taxas mais justas e personalizadas como um meio para destravar as vidas das pessoas. Por isso, muito mais do que simplesmente disponibilizar dinheiro na conta corrente do cliente, o objetivo é fazer a diferença e ajudá-lo a dar o próximo passo, o que significa saber exatamente o quanto poderá tomar de recurso e o quanto pagará por isso”, explica Marcelo Ramalho, CEO da Lendico.

Amostra

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2021 com 800 pessoas. Deste universo, 60% disseram se identificar com o gênero masculino e 39%, com o feminino. Ainda, 32,5% encontram-se na faixa etária de 36 a 45 anos, 29,7% de 26 a 35 anos e 20% possuem de 46 a 55 anos de idade. Do total de respondentes, 53% possuem ocupação CLT e 40% são autônomos.

“Se somarmos as duas primeiras faixas etárias, vemos que os brasileiros que se encaixam nas chamadas gerações X e Millennials foram os que mais solicitaram empréstimos em nosso sistema no ano passado. É, visivelmente, um extrato da população economicamente ativa que viu no empréstimo online uma forma de obter auxílio para continuar seus negócios, tomar controle e reorganizar suas finanças pessoais”, finaliza Ramalho.

Leia mais:

Carteira total de crédito seguirá crescendo

Preço do diesel pode cair mais de R$ 1,18 por litro

Artigos Relacionados

Resolução da Aneel vai encarecer energia elétrica

Medida alterou as condições do fornecimento de energia destinada à iluminação pública.

Procura por crédito rural cresceu 18% em sete meses

Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2020/2021, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as contratações de crédito rural somaram R$ 147,57 bilhões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.