O anuário E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk, aponta que 61% dos brasileiros preferem realizar compras virtualmente em vez de irem a lojas físicas. Ou seja, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo pelo varejo eletrônico.
De acordo com uma pesquisa recente, conduzida pela fintech de pagamentos Zimpler, 75% dos brasileiros relataram que, após desistirem de uma compra virtual não seriam clientes daquele varejista no futuro, seja no varejo eletrônico, seja na loja física. Ainda segundo o levantamento, problemas na hora de fechar o pagamento virtual está presente em 1,1% de todas as vendas no Brasil.
Levando em conta o relatório de NielsenQ Ebit sobre o comércio eletrônico brasileiro (que quantifica as vendas online no país em R$ 118,5 bilhões no primeiro semestre de 2022), os varejistas brasileiros já perderam R$ 1,3 bilhões nesse ano por problemas no pagamento online.
A pesquisa de Zimpler descobriu que 47% dos entrevistados da pesquisa relataram que desistiram de uma compra online devido a problemas com o processo de pagamento do comércio eletrônico. Ainda mais preocupante: 62,5% dos brasileiros mais ricos da pesquisa afirmaram ter abandonado uma transação online.
A pesquisa também identificou as causas específicas de falha de pagamento que esses 47% dos entrevistados experimentaram. A principal é “A falha do site do comerciante on-line em aceitar o cartão do comprador”. Mas a variedade de respostas mostra que há muitos pontos potenciais de atrito no processo, desde problemas com sites de varejistas até a integração com provedores de serviços financeiros dos clientes.
Dados do “Relatório Setores do E-commerce”, da Conversion, mostram que os eletrônicos e eletrodomésticos foram os setores que mais aproveitaram a demanda aquecida no varejo eletrônico no ano passado, representando 39,3% de compras virtuais.
Apesar de a apuração dos dados do último trimestre do ano ainda não ter sido finalizada, a pesquisa mostra que segmentos mais robustos do e-commerce cresceram em tráfego. Em novembro, o marketplace teve alta de 20% em relação a outubro do mesmo ano.
Os dados são reflexos da Black Friday. Embora a data não tenha atendido às expectativas do mercado e dos lojistas, a sexta mais aguardada do ano movimentou todo o mês de novembro, em razão das ações antecipadas dos lojistas. Dados da Conversion apontam que, em números absolutos, foram 2,63 bilhões de visitas únicas no mês, 13% maior do que o mês de julho, período que até então tinha maior volume de acessos.
Levantamento da Nielsen IQ | Ebit indica que, somente nos seis primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico faturou R$ 118,6 bilhões, 6% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Em relação à projeção do setor em todo o ano, as expectativas são positivas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de R$ 169 bilhões em vendas, R$ 18 bilhões a mais que em 2021. A apuração do último trimestre do ano ainda não foi concluída, porém com uma maior desaceleração no segundo trimestre.
Segundo a Opinion Box, 82% dos consumidores utilizaram cartão de crédito para as compras. Quanto ao Pix, a quantidade de chaves cadastradas chegou a 478,3 milhões até 31 de julho de 2022, segundo dados do BC. Dados do Mercado Pago apontam que o uso do Pix aumentou em 130% em sua plataforma e deixou o boleto um pouco mais de lado.
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