Brics, óleo e gás e a desdolarização

298
Manifa Field, campo de óleo e gás na Arábia Saudita
Manifa Field (foto Aramco)

A preocupação do sistema financeiro ocidental, expressada através de sua mídia, com as mudanças no Brics têm razões profundas. A expansão do bloco desafia o establishment. Para ficar em um exemplo, fiquemos na nova relação do Brics, óleo e gás.

Não são poucos os analistas que analisam a 15ª Cúpula do Brics, recém-encerrada na África do Sul, como um movimento tectônico na geopolítica mundial. Demandas pela desdolarização, uso de moeda comum e apoio à economia real, através do Banco do Brics, são aspectos dessa mudança.

A incorporação ao Brics de 6 países faz o bloco se expandir para o Oriente Médio e crescer na África e América. Uma expiada na relação do Brics, óleo e gás mostra o impacto que poderá causar no mercado de energia. Os dados são da Opep, ano de 2022.

Se Venezuela entrar, Brics terá mais da metade das reservas

O Brics passa a ter 3 dos 10 países com maiores reservas de óleo do mundo: Arábia Saudita (2º), Irã (3º) e Rússia (7º). A China é a 12ª, e o Brasil, o 14º. Esses 5 países detêm quase 1/3 das reservas mundiais. Se somarmos a Venezuela, dona da maior reserva mundial e que aspira entrar no Brics, chega-se a mais de 55% do que o mundo conhece hoje de óleo.

Espaço Publicitáriocnseg

Em termos de produção, são 6 dos 10 maiores: pela ordem, Arábia Saudita (2º), Rússia (3º), China (5º), Emirados Árabes (6º), Brasil (7º) e Irã (9º). Juntos, representam pouco mais de 40% da produção mundial.

O quadro se repete no gás. São 4 entre as 10 maiores reservas: Rússia (1º), Irã (2º), Arábia Saudita (6º) e Emirados Árabes (7º). Juntos, pouco menos da metade das reservas mundiais. Se acrescentar a China (12º), Índia (24º) e Brasil (28º), o Brics passa a ter praticamente metade das reservas.

Finalmente, em produção de gás, a Rússia aparece em 2º, vindo em seguida Irã (3º), China (4º) e Arábia Saudita (9º) e demais membros do Brics, temos cerca de 1/3.

A relação do Brics, óleo e gás não se trata apenas de controle das commodities. O comércio de óleo e gás é realizado, em sua quase totalidade, em dólares. Transacionar em uma moeda comum ou em moedas locais teria um forte impacto no dólar e no poderio dos EUA. A preocupação não tardará a virar reação.

Falando em óleo e gás

Renato Campos, analista para a América Latina da Hantec Markets, estima que o contrato de petróleo tipo WTI fique “andando de lado” em curto/médio prazo, oscilando entre US$ 78,30 e US$ 84 por barril.

“As economias exportadoras de petróleo, como o Brasil, podem ter um aumento em suas receitas fiscais e corporativas, uma vez que os preços estão subindo”, afirma Campos.

E-sports Web brazuca

A Cyberskies é uma rara desenvolvedora nacional voltada a E-sports Web. A proposta é a aplicação de novas tecnologias e desenvolvimento visual da área de Web3 na criação dos seus games.

A startup está ativa no mercado há quase 2 anos e traz como carro-chefe o jogo multiplayer competitivo chamado Skyracers.

Rápidas

O e-commerce cresce em ritmo acelerado, com um aumento esperado de 13% ao ano até 2026, na América Latina. A estimativa é do estudo The Global Payments Report 2023, encomendado pela Worldpay *** Alessandra Paulillo ministra palestra na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), nesta terça-feira, às 19h, com o tema “Sucesso é uma questão de escolha. Qual é a sua?” *** O Américas Shopping apresentará ao público neste domingo, às 17h, a peça infantil O Baile das Princesas *** O Carioca Shopping realiza até o final do mês a “Semana da Amamentação”, campanha para arrecadar potes de vidro com tampa de plástico para armazenamento de leite materno *** Nesta segunda, o GSP – Grupo Soares Pereira faz coquetel de lançamento da Expo Empreender Baixada 2023, em sua sede em São Conrado, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento, Vinicius Farah *** A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participarão do Warren Institutional Day, segunda-feira, no Grand Hyatt Hotel (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui