Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

A expansão do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pode resultar em uma nova ordem mundial em que os Estados Unidos não vão dominar a política global pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial, analisa o cientista político canadense Abishur Prakash em artigo no South Morning China Post. Argentina e Irã já manifestaram interesse em integrar formalmente o bloco; Arábia Saudita é outra candidata.

O Brics+ teria ampla presença na produção global de alimentos. Prakash cita que a Argentina é o 2º maior exportador mundial de milho (depois dos EUA), Índia é grande produtora de arroz e trigo, Rússia tem cevada, trigo e óleo de girassol, China, o algodão, e o Brasil é um dos líderes na soja. “O Brics ampliado tem o cesto alimentar que todo o mundo deseja. É provável que o Brics+ possa estabelecer uma troca de alimentos em que as nações comprem suas necessidades essenciais”, destacou o cientista político.

Há também a força na área energética. Rússia e Arábia Saudita juntas produzem quase 20 milhões de barris do petróleo por dia. A adesão do Irã só reforçaria essa posição, isso sem contar com o pré-sal brasileiro. “Até agora no mundo não há nenhum grupo que reúna exportadores e importadores. O Brics+ poderia mudar a situação”, afirmou Prakash.

 

Brics e mídia

No próximo dia 8 será realizado, online, o 5º Fórum de Mídia dos Brics, com o tema “Construindo consenso do Brics, promovendo o desenvolvimento global”.

 

Encalhados

De 29 imóveis da União oferecidos pelo Ministério da Economia, apenas 2 – dos mais baratos – foram vendidos até agora.

 

Rápidas

O CRA-RJ realizará, presencial e online, o 31° Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), 13 de julho, às 9h, para discutir a importância das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Inscrições aqui *** A Conferência Nacional BNI Brasil 2022, nesta sexta, às 13h, será online, transmitido no instagram @bnibrasil. Mais de 3000 empresários estarão presentes. Inscrições: bit.ly/conferenciabnibrasil2022 *** “Aspectos polêmicos do ato cooperado e do ato não cooperado no contexto das plataformas digitais: reflexos jurídicos e contábeis” é o tema do evento híbrido que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta sexta, 9h, no Rio de Janeiro. Inscrições aqui *** A Escola Uerê, de Yvonne Bezerra de Mello, participa do “Fazendo Arte por Toda Parte”, da artista plástica Isabela Francisco *** A SoftwareONE abriu 42 vagas de Tecnologia em sua área de Delivery. Inscrições aqui *** O Centro Cultural da Fundação Ceperj acaba de completar 30 anos. A Sala Djanira (Av. Carlos Peixoto, 54, Botafogo, zona sul do Rio) já abrigou mais de 800 exposições de artes visuais e outras manifestações culturais *** O programa de ofertas “Meu Mundial” alcançou 1 milhão de usuários em menos de 1 ano de lançamento, superando as expectativas da rede de supermercados. O próximo passo serão ofertas personalizadas, seguindo o histórico de compras e as preferências.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHotel Vacance Águas de Lindóia
Próximo artigoPoderes…

Artigos Relacionados

Jurançon e seus encantadores vinhos brancos

Doces e secos com equilíbrio ímpar dulçor/acidez e envolvente perfil aromático.

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

O que já sabemos sobre o novo SUV Fastback

Modelo será posicionado acima do Pulse

Últimas Notícias

Dívida do Rio cairá para menos da metade se corrigida pelo IPCA

Alerj vai ao STF para recompor perdas com ICMS dos combustíveis e energia.

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.

TCU encontra brechas na segurança de informação federal

Equipamentos pessoais constituem risco de entrada para ataques.

Brasilux entra no mundo do metaverso

Empresa cria evento com a apresentadora Renata Fan em auditório virtual.