Brics+ será gigante em alimentos e energia

664
Bandeiras do Brics
Bandeiras do Brics

A expansão do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pode resultar em uma nova ordem mundial em que os Estados Unidos não vão dominar a política global pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial, analisa o cientista político canadense Abishur Prakash em artigo no South Morning China Post. Argentina e Irã já manifestaram interesse em integrar formalmente o bloco; Arábia Saudita é outra candidata.

O Brics+ teria ampla presença na produção global de alimentos. Prakash cita que a Argentina é o 2º maior exportador mundial de milho (depois dos EUA), Índia é grande produtora de arroz e trigo, Rússia tem cevada, trigo e óleo de girassol, China, o algodão, e o Brasil é um dos líderes na soja. “O Brics ampliado tem o cesto alimentar que todo o mundo deseja. É provável que o Brics+ possa estabelecer uma troca de alimentos em que as nações comprem suas necessidades essenciais”, destacou o cientista político.

Há também a força na área energética. Rússia e Arábia Saudita juntas produzem quase 20 milhões de barris do petróleo por dia. A adesão do Irã só reforçaria essa posição, isso sem contar com o pré-sal brasileiro. “Até agora no mundo não há nenhum grupo que reúna exportadores e importadores. O Brics+ poderia mudar a situação”, afirmou Prakash.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Brics e mídia

No próximo dia 8 será realizado, online, o 5º Fórum de Mídia dos Brics, com o tema “Construindo consenso do Brics, promovendo o desenvolvimento global”.

 

Encalhados

De 29 imóveis da União oferecidos pelo Ministério da Economia, apenas 2 – dos mais baratos – foram vendidos até agora.

 

Rápidas

O CRA-RJ realizará, presencial e online, o 31° Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), 13 de julho, às 9h, para discutir a importância das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Inscrições aqui *** A Conferência Nacional BNI Brasil 2022, nesta sexta, às 13h, será online, transmitido no instagram @bnibrasil. Mais de 3000 empresários estarão presentes. Inscrições: bit.ly/conferenciabnibrasil2022 *** “Aspectos polêmicos do ato cooperado e do ato não cooperado no contexto das plataformas digitais: reflexos jurídicos e contábeis” é o tema do evento híbrido que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta sexta, 9h, no Rio de Janeiro. Inscrições aqui *** A Escola Uerê, de Yvonne Bezerra de Mello, participa do “Fazendo Arte por Toda Parte”, da artista plástica Isabela Francisco *** A SoftwareONE abriu 42 vagas de Tecnologia em sua área de Delivery. Inscrições aqui *** O Centro Cultural da Fundação Ceperj acaba de completar 30 anos. A Sala Djanira (Av. Carlos Peixoto, 54, Botafogo, zona sul do Rio) já abrigou mais de 800 exposições de artes visuais e outras manifestações culturais *** O programa de ofertas “Meu Mundial” alcançou 1 milhão de usuários em menos de 1 ano de lançamento, superando as expectativas da rede de supermercados. O próximo passo serão ofertas personalizadas, seguindo o histórico de compras e as preferências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui