A participação dos países do Brics no ano passado aumentou de 31% para 35% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, em paridade de poder de compra, superando ainda mais a participação do G7, conforme afirmou Elvira Nabiullina, presidente do Banco da Rússia, em uma entrevista à Sputnik nesta segunda-feira.
“As economias dos países do Brics estão se desenvolvendo rapidamente. Com a inclusão de novos membros, a participação do Brics na economia global aumentou de 31% para 35%, considerando os resultados de 2023 em paridade de poder de compra. Esses números são ligeiramente superiores à participação dos países do G7. Portanto, o papel do Brics no mundo é significativo”, enfatizou.
O Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante a cúpula de Joanesburgo em agosto de 2023, foi decidido convidar Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para a organização. Posteriormente, a Argentina se recusou a participar da união. A adesão plena dos novos países à organização começou em 1º de janeiro de 2024.
Os cinco Brics originais contribuíram com 31,5% do PIB global, enquanto a participação do G7 caiu para 30%. Espera-se que os Brics contribuam com mais de 50% do PIB global até 2030. O PIB da China ultrapassou o dos Estados Unidos em 2015 ao comparar as economias em termos de paridade de compra.
“Isso dará início a mudanças globais significativas – exatamente o sentimento que o presidente chinês, Xi Jinping, declarou em suas palavras de despedida ao presidente russo, Vladimir Putin, quando partiu de Moscou de volta a Pequim após a cúpula da semana passada”. Sai o domínio do Império norte-americano, entra o multilateralismo.
“O campo de batalha geopolítico para o resto desta década se tornará cada vez mais partidário, com o perigo de divisões globais ocorrendo, a menos que o Ocidente encontre maneiras de acomodar China, Rússia e a agora ambivalente nova ordem global ocidental que está atualmente se aglutinando”, conclui o Silk Road Briefing.
Leia também:
Morre o papa Francisco. Presidente Lula decreta luto oficial de sete dias
Vaticano: ‘Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja’.
EUA desembarcaram de estratégia geopolítica praticada há 80 anos
Pesquisador de Harvard faz histórico da estratégica geopolítica dos EUA e fala da crise de credibilidade, que afeta também o dólar.
Toda commodity do centro do Brasil irá para a Ásia via Corredor Bioceânico
Chineses visitam ferrovias que integrarão o Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que ligará à Ásia através do Porto de Chancay
Trump pede saída de Powel do Fed
Por ‘estar atrasado’, ‘se eu quiser ele vai sair rapidinho’
Juiz dos EUA decide que Google monopoliza publicidade digital
Google declarou que recorrerá da decisão e alegou que empresas escolhem sua ferramenta de publicidade digital por ‘ser simples’
Protecionismo dos EUA fortalece o Brics
Ministro da Agricultura expõe força do Brics, que é responsável por 80% da produção de alimentos do mundo em termos de valor