Brigadeiro Barros

Depois de exibir em entrevista coletiva um cenário extremamente otimista para a indústria nacional de bens de capital, o diretor de Planejamento do BNDES, Antônio Barros de Castro, ficou calado por longos segundos ao ser perguntado sobre o futuro das suas projeções se houver uma crise externa de grandes proporções, como nas crises russa e asiática. “Trabalhamos com uma perspectiva de céu de brigadeiro para a economia mundial, ao menos no curto prazo”, esquivou-se.

Elefante branco
Ao comparar as projeções de Castro com  levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo o qual, a produtividade da indústria de transformação brasileira nos primeiros cinco anos desta década cresceu apenas 3,4%, um dos piores resultados dos últimos 35 anos, o economista do Dieese Adhemar Mineiro, que integra o Conselho Editorial do MM, disse que o diretor do BNDES é um otimista “há pelo menos 25 anos”. Mineiro, contudo, salienta que, tanto o diretor do BNDES, quanto a CNI, podem ter razão em seus diagnósticos, pois há multinacionais aproveitando o dólar barato para fazer plataformas de exportação no Brasil: “Faz lembrar a história dos cegos descrevendo um elefante. O que tocou na perna a descreveu como um grande templo, enquanto o que tocou as orelhas pensou se tratar de uma vela de barco”, ironizou.

Vitrine
Exportar é o que importa e a Federação das Indústrias do Rio (Firjan) apresenta, nesta terça-feira, o BTNshowroom, parceria com o Ministério das Relações Exteriores. É uma vitrine virtual que permite ao empresário brasileiro cadastrado no site BraziTradenet (BTN) construir gratuitamente página eletrônica exclusiva dos produtos e serviços de sua empresa. Pela manhã, a Firjan realiza a palestra gratuita “Como exportar com segurança comercial e financeira”, a cargo de professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretores da Lima & Del Carpio Consultoria Internacional.

Às cegas
Há cerca de duas semanas, os clientes da Vivo estão sem controle sobre o total de chamadas realizadas. A empresa atribui o problema à manutenção do seu sistema, inicialmente, prevista para ser finalizada no último dia 3, mas, agora, sem previsão para voltar à normalidade. Sem controle sobre seu consumo, o que os deixa sujeitos a pagarem contas mais elevadas do que as inicialmente previstas, há clientes já propondo uma mudança, se não no sistema da empresa, ao menos no nome: para Muito Viva.

Terceira via
Independentemente das ressalvas que se deve destinar a pesquisas tão distantes da hora do voto, o último DataFolha confirma tese defendida por analistas independentes. A queda do presidente Lula e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e a subida do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho – praticamente empatado com o tucano, se considerado o mercado secundário da margem de erro das pesquisas – reafirmam estar aberto o espaço para uma candidatura fora do condomínio tucano/petista. Embora não necessariamente a de Garotinho.

Aliás
Essa coluna já antecipara a subida de Garotinho, em nota publicada em 10 de março (dia 9, na Internet).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOs eleito$
Próximo artigoIntruso no ninho

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais