Neste ano, o Dia das Crianças deve movimentar o comércio brasileiro: a expectativa é de um movimento em torno de R$ 18 bilhões de reais em faturamento, valor 12% maior que o registrado em 2023. Além do número expressivo, 60% dos brasileiros devem realizar alguma compra. Os dados são de pesquisa feita pelo Datafolha para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Quem for às compras para presentear, vai encontrar variações nos preços dos produtos, em comparação ao ano passado, segundo levantamento realizado pela economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Nadja Heiderich.
“A aproximação do Dia das Crianças traz boas e más notícias para os pais brasileiros em relação aos preços dos presentes. Dados recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE, mostram que, no acumulado de 12 meses, até agosto de 2024, alguns itens populares para presentes infantis, como brinquedos, sapatos e roupas, passaram por variações consideráveis nos preços”, afirma a economista.
Uma das principais surpresas é a queda nos preços de brinquedos, que registraram deflação de -1,73% em nível nacional. Em São Paulo, a maior região metropolitana do país, a queda é ainda mais expressiva, com deflação de -5,71%. Essa redução no preço dos brinquedos pode representar um alívio para os consumidores, facilitando a escolha de presentes sem sobrecarregar o orçamento familiar.
“Essa deflação é um fator positivo que pode incentivar as vendas no setor, tornando os brinquedos mais acessíveis neste Dia das Crianças, após um período de pressão inflacionária nos últimos anos”, afirma Nadja.
Por outro lado, os pais que planejam comprar sapatos infantis podem se deparar com preços mais elevados. A inflação acumulada nos últimos 12 meses mostra uma alta de 6,23% para o item em todo o país. Esse aumento significativo pode pesar no bolso, especialmente para famílias que precisam renovar o guarda-roupa infantil com a mudança de estação.
Já em São Paulo, o levantamento não apresentou dados de variação específica para sapatos, mas a alta nacional sugere que os consumidores devem estar preparados para um aumento no preço desses produtos.
Quanto às roupas infantis, os preços subiram de forma mais modesta. A inflação acumulada até agosto de 2024 foi de 0,97% no Brasil, enquanto em São Paulo a variação foi de 0,94%. Este aumento leve sugere que o vestuário infantil manteve relativa estabilidade, sendo uma opção de presente com impacto menor no orçamento familiar, em comparação com os sapatos.
Com essas variações nos preços, o cenário para as compras de Dia das Crianças em 2024 é misto. A queda no preço dos brinquedos, especialmente em São Paulo, pode atrair mais consumidores para este segmento. No entanto, os aumentos nos sapatos e, em menor grau, nas roupas, exigem que os pais avaliem com cuidado suas escolhas, já que a inflação pode impactar alguns tipos de presentes mais que outros.
“Os lojistas e consumidores devem se preparar para essas oscilações e aproveitar as melhores oportunidades, especialmente no setor de brinquedos, que oferece um alívio no contexto atual de alta de preços em outras categorias”, finaliza a docente da Fecap.
Segundo a Circana, o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, trouxe dados interessantes em 2023 que, apesar de registrar retração nas vendas, destacam categorias promissoras e novas tendências no mercado de brinquedos, cujas vendas alcançaram R$ 757 milhões em outubro, representando 15% das vendas anuais da categoria.
Em termos de preço, a oscilação foi mínima, com o valor médio dos brinquedos em outubro de 2023 fixado em R$ 74, semelhante aos demais meses do ano. Embora tenha sido registrada uma queda de 16% em relação ao mesmo mês de 2022, o comportamento do consumidor revela oportunidades significativas.
As categorias que mais se destacaram no período incluem bonecas, brinquedos infantis e pré-escolares, e brinquedos esportivos e para atividades ao ar livre, que juntas representaram 50% das vendas de outubro. Além disso, segmentos como pelúcias, eletrônicos juvenis, artes e artesanato, jogos/quebra-cabeças e blocos de montar mostraram crescimento em comparação ao mesmo mês do ano anterior, indicando novas preferências entre os consumidores.
Entre os produtos mais vendidos, itens populares como Hot Wheels, bonecos da Marvel e a Barbie. Produtos maiores como a Barbie Dreamhouse e quadriciclos infantis, também figuram entre os top 10. Os dados mostram uma preferência crescente por brinquedos que estimulam atividades ao ar livre e o faz-de-conta.
Apesar dos desafios enfrentados em 2023, o desempenho das categorias sugere um cenário de transformação e oportunidades no mercado de brinquedos. “O futuro do varejo de brinquedos no Brasil parece promissor, com espaço para inovações e a adaptação às novas demandas do consumidor. A indústria está em um momento de evolução, pronta para oferecer experiências cada vez mais ricas e variadas aos pequenos, refletindo as mudanças nos interesses e comportamentos das novas gerações”, analisa Ana Weber, diretora comercial da Circana.