28.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

Buraco negro

Nove por cento dos americanos perderam mais da metade dos seus fundos de previdência nos últimos dois anos; 66% tiveram grande redução no padrão de vida; e 30% adiaram compras importantes. Os dados constam de pesquisa da Associação Americana de Aposentados divulgada pelos jornais USA Today e Daily Record, segundo a Unafisco, que cita o exemplo da Enron, onde o fundo investia em ações da própria empresa e os funcionários perderam tudo.

Esquerda
Lançado ontem no Rio, A Vingança da História, de Emir Sader, faz uma reflexão “sobre as condições nacionais e internacionais em que se manifesta a carência teórica e vivencial da esquerda. (…) considerações que vão da extinção da União Soviética ao Fórum Social Mundial de Porto Alegre, da falência do modelo neoliberal aos novos conceitos de guerra, e ao futuro  que Brasil é esse, deixado pelo governo Fernando Henrique Cardoso e sua associação à hegemonia unipolar dos Estados Unidos, e o que pode ser o pós-neoliberalismo com Lula”, segundo Janio de Freitas, em texto na orelha do livro. O lançamento em São Paulo será dia 23, às 18h30 na Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional).

Custo Paraná
Estudo das cooperativas agrícolas paranaenses apontam o pedágio como o maior entrave à competitividade dos produtores, com peso de R$ 80 milhões no custo da safra. O estudo foi citado pelo governador do Paraná, Roberto Requião, em entrevista em que bota a boca no trombone: “A privatização foi um trambicaço”, disse sobre as concessões das rodovias e outros negócios feitos pelo governo anterior. Para o governador, o pedágio deveria ser, pelo menos, 40% mais barato. Como exemplo, citou que na Argentina as tarifas representam 20% do que se paga no Paraná.

Indústria
O site da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan – www.firjan.org.br) está de cara nova. Além de mais moderno, vem com novas seções, serviços e informações. Entre maio de 2002 e maio deste ano o número de visitantes únicos aumentou em 104%, sendo que, nesse mesmo período de tempo, o número de page views (páginas visualizadas) cresceu 170%. “Com o novo site, esperamos um crescimento de acesso ainda maior”, afirma Flávio Sampaio, editor de conteúdo.

Imagem
Analistas que acompanham a longa a rotina do Congresso Nacional estão impressionados com a desenvoltura dos deputados do baixo clero do PT em primeira legislatura. Sumidades como Professor Luizinho e equivalentes dão peitadas no líder do partido, Nelson Peregrino. Como ensina a história, o DNA de um governo também se revela pela estatura política dos seus líderes.

Massacre
Levantamento da Comissão Pastoral da Terra sobre os assassinatos no campo de 1985 a 2002 mostra que a impunidade continua a predominar no país. No período foram registrados 1.280 assassinatos, dos quais apenas 121 dos acusados foram levados a julgamento. O Pará foi o estado com maior número de vítimas no campo: 492 mortes, seguido pelo Maranhão, com 107 assassinatos.

Ligado
O mecanismo de busca na Internet Google lidera a lista das 40 melhores empresas da rede, segundo a lista publicada pela Wired, revista conceituada no universo informata. É a primeira vez que o ranking inclui uma empresa que não é de capital aberto – sinal dos tempos, em que as pontocom, de estrelas, passaram a patinhos feios das bolsas.

Pule de dez
A economista Tânia Bacelar deve ser a superintendente da nova Sudene, a ser recriada pelo governo Lula. Tânia fez parte do secretariado da administração Arraes em Pernambuco e foi secretária de planejamento da Prefeitura de Recife. Amiga de Lula, integrou a equipe de transição.

Artigo anteriorComparação
Próximo artigoEmpreendorismo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.