Butim oficial

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, enviou ontem à Assembléia Legislativa (Alerj) projeto de lei que institui a recompensa financeira – os valores serão detalhados posteriormente – para policiais civis e militares pela apreensão de armas de fogo sem registro ou autorização legal. A recompensa é extensiva a todo cidadão que entregar voluntariamente arma de fogo de sua propriedade. O objetivo alegado é diminuir a circulação de armas ilegais. Dependendo do valor, pode acabar o comércio ilegal, feito por PMs e policias civis, de armas apreendidas de traficantes – o chamado butim.

Raro
O presidente Lula e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participam hoje da solenidade que marcará a contratação do funcionário que elevará para 5 mil o número de trabalhadores do Complexo Agroindustrial da Perdigão, em Rio Verde (GO). A empresa pretende investir nos próximos dois anos R$ 80 milhões para aumentar a capacidade de abate de aves e suínos, o que resultará na geração de 700 empregos diretos e cerca de mil indiretos.

Monetária
“Fundamentos básicos de política monetária e as taxas de juros” é a palestra gratuita que a Associação de Bancos do Rio de Janeiro promove nesta sexta-feira, a partir de 9h. Destinada a profissionais ou estudantes universitários que queiram ter uma visão básica sobre os instrumentos de política monetária, a palestra ficará a cargo de Armando José Tosi. Inscrições pelo telefone (21) 2253-1538 ou ozanete@aberj.com.br

“Odvogado”
Do Tocantins vem mais um sinal para o ministro Tarso Genro avaliar a quantas anda o nível da educação do país. Dos 169 bacharéis de Direito inscritos para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado, apenas 35 (21%) foram aprovados para exercer a profissão de advogado. O resultado é semelhante aos registrados nas seccionais de Goiás e do Pará, nos quais a média de reprovação foi de 70%. Para o presidente da OAB de Tocantins, Luciano Ayres da Silva, “a proliferação de cursos de Direito no Brasil se reflete na queda da qualidade do ensino jurídico”.

Chávez
O jornalista Gilberto Maringoni lança, hoje, às 19h, no Sindicato dos Bancários de Brasília o livro A Venezuela que se inventa (Perseu Abramo). Durante o lançamento, que coincide com segundo aniversário da derrota do golpe contra o presidente Hugo Chávez, haverá um debate sobre a revolução bolivariana levada a cabo por Chávez. Antes será exibido o filme A Revolução não será noticiada. O evento é promovido pelo Círculo Bolivariano de Apoio à Venezuela e tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília, da embaixada da Venezuela da Fundação Perseu Abramo e da Central de Movimentos Populares.

Turismo
Doutorando em Direito da Cidade pela Uerj, o professor Bayard Boiteux  segue para Las Vegas, onde faz palestra dia 10  sobre o Rio e a Segurança Turística. Único palestrante brasileiro na X Conferencia Anual de Segurança Turística, Bayard apresenta o programa de capacitação para as forças de segurança e o Conselho de Segurança Turística, que criou.

Desgovernado
Com alta de 6,91%, o preço do estacionamento foi o principal vilão da inflação do carro em abril. O item que mais subiu mês passado foi o do filtro de combustível (16,7%). Como, porém, ele tem peso pequeno na composição dos gastos com carro, não teve influência relevante na inflação do setor, que subiu 6,1%, em abril. Nos quatro primeiros meses do ano, a inflação do carro acumula alta de 4,3%.

Café pequeno
O estrago provocado nos últimos dias no mercado financeiro brasileiro pela expectativa de uma reunião rotineira do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) revela o grau de fragilidade da política econômica. Se à época da República Velha, uma queda de alguns pontos percentuais no preço do café deixava o país de joelhos, na República de Palocci e Meirelles, a simples ameaça de uma tênue alta dos juros nos EUA pode levar o Brasil à breca.

Artigo anteriorIncompetência pesa no bolso
Próximo artigoAliadas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.