Com mais de 4 mil unidades do Dolphin vendidas a R$ 149.800, encomendadas ou entregues, a BYD aumenta a oferta do portfólio do seu compacto 100% elétrico.
A marca chinesa apresentou o Dolphin Plus, uma opção mais potente e com maior autonomia em relação ao modelo de entrada, e também o Dolphin Diamond.
O Plus custa R$ 179.800 e vem equipado com motor elétrico no eixo dianteiro que gera 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. O veículo elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Além disso, traz como diferencial o conjunto de baterias Blade, com capacidade de 60,5 kWh, suficiente para proporcionar uma autonomia de cerca de 300 km – o Inmetro ainda não divulgou esse dado.
O BYD Dolphin Diamond, pelo mesmo preço (R$ 149.800) e motorização (95 cv e 18,4 kgfm) do modelo de entrada, se diferencia pela pintura bicolor, rodas de 17 polegadas, bancos de couro com ajuste elétrico e aquecimento na dianteira, e teto solar panorâmico.
A BYD já possui 35 concessionárias abertas pelo país e está prestes a inaugurar a pedra fundamental da planta de Camaçari (BA), onde produzirá veículos leves eletrificados.
Elétrico da GWM tem autonomia acima de 300 km
A nova versão Plus do BYD Dolphin, mais potente e com maior alcance, já tem um concorrente à altura e com atributos superiores. A GWM começa a entregar no final de novembro as primeiras unidades do Ora 03, um compacto 100% elétrico, que custa entre R$ 150 mil e R$ 184 mil, dependendo da versão.
O motor da versão mais potente, a GT, gera 121 cv e tem autonomia de 319 km em percurso misto, conforme divulgado pelo Inmetro. Se for usado apenas na cidade, como sugere a marca, a autonomia ultrapassa os 400 km.
Ford inaugura concessionária com infraestrutura para elétrico
A chegada dos veículos eletrificados obriga a adaptação das concessionárias. A Ford inaugurou a concessionária Sinal em Alphaville, na cidade de Barueri (SP), com instalações seguindo o padrão global de arquitetura da marca, Ford Signature.
A nova loja é também pioneira no Brasil por oferecer infraestrutura para atender veículos elétricos.
Por isso, servirá como piloto e referência para as 50 concessionárias especializadas da Ford que, a partir de outubro, estarão totalmente adaptadas, equipadas e com equipe treinada para o lançamento do esportivo Mustang Mach-E, o primeiro modelo 100% elétrico da marca.
Vendas de veículos ficam mornas em setembro
Com vendas em declínio em relação a agosto, o mercado teve um setembro “morno”, como indicou a Jato Dynamics do Brasil.
Dos veículos leves, a consultoria registrou a venda de 186.551 unidades, uma queda de -4,7% em relação ao mês anterior e um aumento de 4% em comparação com setembro de 2022.
Quanto ao acumulado nas vendas ao longo do ano, nada mudou, segundo a consultoria. “Levando em consideração a tendência de maiores vendas nos últimos meses do ano e uma certa estabilidade nas vendas de veículos zero-quilômetro, espera-se que alcancemos a marca de 2,1 milhões de unidades emplacadas, número que pode variar em até 2%, de acordo com nossos cálculos”, afirma Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios, marketing e operações da Jato.
Para ele, os problemas econômicos ainda persistem: taxas de juros elevadas (embora tenham caído para 12,75% ao ano, ainda estão entre as mais altas do mundo) e baixa oferta de crédito. “Apesar do aumento na confiança do consumidor, ainda não vemos esse reflexo nas vendas de produtos de alto valor agregado, como um veículo”, completa Kalume. Nas vendas de setembro, a Strada, que acaba de ganhar uma opção de motor 1.0 turbo, manteve a liderança, seguida por Polo, Onix e HB20. Confira!
Top 10 dos mais vendidos em setembro de 2023
1º Fiat Strada | 12.835 |
2º Volkswagen Polo | 9.515 |
3º Chevrolet Onix | 8.033 |
4º Hyundai HB20 | 7.622 |
5º Chevrolet Onix Plus | 6.788 |
6º Chevrolet Tracker | 6.537 |
7º Fiat Mobi | 6.016 |
8º Fiat Argo | 5.938 |
9º Volkswagen T-Cross | 5.365 |
10º Renault Kwid | 4.978 |