Bye, bye terrinha!

Não satisfeito em aprofundar a recessão no país, submetendo-o às draconianas e superadas políticas do FMI, o primeiro-ministro de Portugal, Passos Coelho, líder do Partido Social-Democrata (PSD), reage às crescentes manifestações da população, sugerindo aos professores desempregados que deixem o país: “Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem. Portanto, nos próximos anos, haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue se formar como professor e ao mesmo tempo estar disponível para outras áreas, ou, querendo manter-se como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa”, explicou.

Saudosista
Coelho sugeriu que os professores lusos busquem emprego em Angola ou no Brasil. Após destacar “as necessidades” educacionais do Brasil, o inacreditável chefe de Governo luso acrescentou: “E não só. O Brasil tem também uma grande necessidade no nível do ensino básico e secundário”, afirmou em entrevista ao jornal Correio da Manhã . Líder do PSD – o partido que serviu de estuário para os remanescentes da longa ditadura de Salazar – Coelho, como se percebe é um saudosista dos tempos em que manifestantes resultavam em prisões, torturas, assassinatos e exílio.

“No creo, pero”…
A Austrália vai entrar em recessão e 50 bancos da Europa serão estatizados por não conseguirem se adaptar às exigências do Acordo de Basiléia III. Além disso,  as ações da Apple vão desabar 50% em relação ao seu valor máximo de 2011 e a União Européia (UEU) irá aumentar o número de feriados bancários.. Essas sãos algumas das dez “Previsões mais surpreendentes”, do Saxo Bank para 2012. O critério adotado pelo banco britânico para confeccionar a lista é tratar-se “acontecimentos improváveis, mas que são também mais prováveis do que o mercado financeiro crê”:
“Preparamos as Previsões mais Surpreendentes com o objetivo de contribuir para que os investidores sejam mais ousados nas suas análises e se preparem para eventos que podem modificar o mundo. Ser mais ousado pode ser algo complicado e nada confortável, mas lidar com surpresas desagradáveis para as quais não se prepararam é menos ainda”, argumenta Steen Jakobsen, economista-chefe do Saxo Bank.

Concorrência
Para incluir o tombo de 50% nos papéis da Appe em 2012, o banco argumenta que, em 2012, os produtos mais inovadores da empresa, o iPhone e o iPad, enfrentarão  concorrentes como Google, Amazon, Microsoft/Nokia e a Samsung: “A Apple não conseguirá manter sua parcela de mercado de 55% (o triplo do Android) e 66% no iOS e iPad”, projeta o Saxo: “Se algumas dessas previsões se concretizassem, 2012 seria um ano de mudanças importantíssimas. Nada nos daria mais satisfação do que errar nestas previsões, mas apenas se elas forem substituídas por algo melhor do que o paradigma atual dos bancos centrais e manipulado pelos governos”, ressalva Jakobsen.

A conta
No Wall Street Journal, o economista neoliberal Jeffrey Sachs adverte: “Países em crise devem pagar suas contas.” O mesmo se aplica a bancos encalacrados?

Biruta
Apesar da paralisação parcial dos aeroportos, o percentual, médio, de atraso dos vôos foi de apenas 24,5%, quinta-feira, 13,9 pontos inferior aos 38,4% de dezembro de 2010, quando não houve greve nem de aeroviários nem de aeronautas. Ou seja, o duopólio TAM e Gol causa mais problemas aos seus passageiros do que uma greve, parcial, dos seus funcionários.

Padrão
No caso dos cariocas, o  padrão de serviços privados aéreos se repete nos trens, no metrô e nas barcas. Em todos os casos, ninguém teve sua concessão cassada. Apesar disso, os lobistas pela privatização do Aeroporto Tom Jobim não esmorecem sua campanha e, infelizmente, com o apoio da presidente Dilma.

Feliz Natal
Esta coluna deseja a todos seus leitores um Feliz Natal, com os votos de que possam viver num Brasil no qual os juros cobrados pelos bancos dos seus clientes não sejam até 900% maiores do que a taxa básica de juros (Selic).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTurbulências
Próximo artigo“Adiós España”

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Sancionada lei que prorroga isenções do ICMS

Apenas o setor de vendas de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura ficam de fora dessa redução.

Receita: brasileiros movimentaram R$ 127 bi em criptomoedas em 2020

O subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Jonathan de Oliveira, disse, nesta quarta-feira em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara...

Elevar Selic para 7,75% será eficaz no combate à inflação?

Analistas prevêem taxa de 11% em maio de 2022.

Carteira da massa falida do Banco Cruzeiro do Sul

Por Antonio Pietrobelli.

Vencimento de título corrigido pela Selic puxa queda da Dívida Pública

O vencimento de mais de R$ 200 bilhões em títulos públicos vinculados à taxa Selic (juros básicos da economia) fez a Dívida Pública Federal...