Pratiamente terminou a novela da negociação das ações da CRT. A Brasil

193

Telecom comunicou que, na última sexta-feira, foi cassada parcialmente a liminar concedida pela Justiça Federal de Porto Alegre, na ação cautelar promovida pelo IDEP – Instituto de Direito Público e Defesa Comunitária Popular, organização não governamental sem fins lucrativos. Como a suspensão dos efeitos dos pedidos que determinavam: a) anular a decisão dos acionistas da Companhia Riograndense de Telecomunicações que aprovou a sua incorporação na Brasil Telecom; e b) a manutenção da negociação das ações da CRT no mercado até a apresentação e análise dos demonstrativos contábeis e de avaliação do patrimônio líquido de ambas as empresas. E como apenas foi mantido o pedido que determinava a exibição dos documentos e a ata da assembléia do dia 28/12/00, as ações da CRT não voltarão mais ao pregão da Bovespa.

Para um mandato de curta duração, Luiz Antônio de Sampaio, assumiu, no lugar de Durval Soledade, um cargo no colegiado da Comissão de Valores Mobiliários. Embora esteja caminhando o projeto que fará a CVM desaparecer em abril, após a cerimônia o presidente da autarquia, Luiz Osório afirmou que, até o final deste mês, será divulgada as modificações na instrução que regulamenta as operações de oferta pública que será submetida a audiência pública que deve durar duas semanas.

Como tudo na CVM é confuso, a Instrução 345, que atualmente regulamenta as operações de oferta pública, passará a autorizar, devido às modificações, que o fechamento de capital da empresa seja à partir do momento que haja adesão de 67% dos acionistas presentes na assembléia. No momento, a Instrução 345 prevê que o fechamento de capital seja possível com a adesão de 67% das ações negociadas em mercado.

Pelo visto, a CVM quer facilitar ainda mais o fechamento do capital das empresas. Assim, é bom que desapareça o mais rápido possível.

Espaço Publicitáriocnseg

Enfraqueceram os negócios com ações na Internet. A Internet AmeriTrade Holding Corp demitirá 230 empregados, devido a redução no volume de mercado nos últimos meses. Os empregados serão demitidos dos escritórios de Forth Worth, Texas, e Omaha, Nebraska, sem especificar qual a porcentagem do quadro que será despedido. O pitoresco é que a corretora de valores realizou, em dezembro passado, 115 mil transações por dia e teve a abertura de 52 mil contas, contra 40 mil novas contas em novembro de 2000.

O Supremo Tribunal dos EUA aceitou estudar a apelação de algumas das principais companhias de tabaco do país contra a limitação da publicidade, imposta no estado de Massachusetts. As normas, que foram respaldadas por um tribunal federal, estabelecem que não poderá mais haver anúncios exteriores de tabaco em lojas situadas a menos de 300 metros de colégios ou parques e limita os anúncios ao interior das lojas. Dentro das lojas não haverá anúncios de mais de 1,3 metro quadrados, situada a mais de 1,5 metro de altura, fora da visão direta das crianças, e que estes também não tenham ao seu alcance produtos relacionados com o tabaco.

As companhias de tabaco consideram que essas normas constituem uma violação do direito à liberdade de expressão e representa “uma proibição na prática” dos anúncios.

Enquanto isso, nos EUA cresce entre os jovens o consumo de “marijuana”, sem haver a menor publicidade para o produto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui