O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição de participação societária (denominada minoritária) da Shopper pelo iFood. A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, conselheiro José Levi, durante sessão de julgamento nesta quarta-feira. O anúncio de aquisição aconteceu em novembro do ano passado, mas não foi citado valor da transação.
As participações de ambas as empresas em suas respectivas áreas permanecem bem abaixo de 30%, nível a partir do qual poderia haver risco de fechamento de mercado. O Cade entendeu que a operação não apresenta riscos de concentração de mercado que possam afetar a competitividade.
Em nota, o Cade informou que o iFood, empresa brasileira que atua como plataforma de delivery on-line, conectando consumidores a restaurantes, farmácias, mercados e outros setores, pretende utilizar sua expertise para impulsionar o crescimento da Shopper que é uma plataforma que oferece diretamente itens de mercado para consumidores finais.
A operação tem como principais objetivos fortalecer a concorrência, expandir a presença da Shopper no mercado e complementar o modelo de negócios do iFood, tradicionalmente focado no delivery de alimentos. Segundo as empresas, a aquisição pode trazer benefícios aos consumidores e estimular a competitividade no setor de compras on-line.
O plenário do Cade concluiu que a transação não apresenta riscos à concorrência, pois envolve apenas a aquisição de uma participação minoritária, pelo IFood, e a Shopper ainda tem uma atuação relativamente restrita ao estado de São Paulo.
Com 1 milhão de clientes cadastrados até o final de 2023, a Shopper atua em mais de 120 cidades do estado de São Paulo e foi fundada em 2015. Atualmente, seu modelo de negócio inclui Centros de Distribuição (CDs) próprios, negociando itens diretamente com a Indústria.
Atualmente, é possível compras de três formas com a plataforma: compra programada (produtos recorrentes ficam no carrinho e são entregues com a regularidade escolhida), compra programa fresh (hortifrútis, leites e carnes) e compra única (on demand).
Líder do mercado de entrega de refeições prontas, com cerca de 80% de participação, o IFood