Café: consumo mundial atinge total de 177 milhões de sacas anualmente

Número corresponde a 485 mil sacas por dia; demanda da Europa equivale a 30,35% do consumo mundial; e América do Sul, a 15,81%

92
Saca de café (Foto: Maitê Rosa dos Reis)
Saca de café (Foto: Maitê Rosa dos Reis)

Demonstrativo do balanço mundial da produção e do consumo total de café, tendo como referência os dados acumulados em 12 meses, especificamente no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, denota que a produção desse período atingiu o equivalente a 178 milhões de sacas, e, adicionalmente, que o consumo totalizou o correspondente a 177 milhões de sacas, o que apontou obviamente um excedente de apenas 1 milhão de sacas de 60 kg.

Os dados constam do “Relatório sobre o Mercado de Café” de janeiro, da Organização Internacional do Café (OIC).

Nesse mesmo contexto, merece destacar nesta divulgação a produção total de café efetivamente colhida nas quatro grandes regiões produtoras do planeta no mesmo período acumulado de 12 meses, no caso específico em ordem decrescente. Assim, verifica-se que a América do Sul produziu o equivalente a 89,3 milhões de sacas de 60 kg, as quais corresponderam a aproximadamente 50,2% da produção mundial, e, dessa forma, tal região se destacou em primeiro lugar nesse ranking.

Na sequência, figura a região produtora Ásia & Oceania, como segunda colocada, cuja safra atingiu a soma de 49,9 milhões de sacas (28,0%), seguida pela África, na terceira posição, com 20,1 milhões de sacas, que corresponderam a 11,3% da safra de café mundial. E, por fim, na quarta posição destacou-se a região do Caribe, América Central & México, com produção correspondente a 18,7 milhões de sacas de 60 kg, que representaram em torno de 10,50% do total geral colhido no período em destaque.

Espaço Publicitáriocnseg

Complementando essa análise, vale também a pena destacar os dados apurados do consumo total de café, no mesmo período em nível mundial, em relação a cada uma das seis grandes regiões consumidoras do planeta, haja vista que, neste caso, além das quatro regiões produtoras já citadas, que também consomem café, incluem-se obviamente a Europa e a América do Norte.

Com relação ao consumo total de café no acumulado dos 12 meses em tela, caso seja feito um ranking das seis grandes regiões consumidoras mundiais, verifica-se que a Europa, por ter adquirido o equivalente a 53,7 milhões de sacas de 60 kg, as quais representaram 30,35% da demanda total, se destacou na primeira posição. E, na segunda posição, vem a Ásia & Oceania com o consumo apurado no período de 45,7 milhões de sacas (25,83%). Na terceira posição destaca-se a América do Norte, que consumiu o equivalente a 30,9 milhões de sacas, as quais representaram em torno de 17,45% do total geral.

Na sequência destaca-se a América do Sul, quarta colocada, cujo consumo foi o equivalente a 28,0 milhões de sacas (15,81%), e, na quinta posição, vem a África, por ter consumido o correspondente a 12,5 milhões de sacas (7,06%). E, por fim, na sexta colocação do ranking vem o Caribe, América Central & México, que teve o consumo de 6,1 milhões de sacas, as quais representaram em torno de 3,5% da demanda mundial no período.

Leia também:

Indústria de eletros (Foto: Senai/Divulgação)
Conjuntura | Manchete
Setor de móveis, eletros e informática puxa alta do comércio

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou crescimento de 0,1% em março quando comparado ao mês anterior. Essa alta foi puxada pelo setor de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, que apresentou crescimento de 1,3% no período. Em sequência estava o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes”, com […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui