30 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Caixa alta

Enquanto estudo da FGV considera de classe média famílias com renda domiciliar de R$ 1 mil, os ganhos no teto da pirâmide financeira continuam de vento em popa. Ano passado, o salário base dos CEOs das empresas no Brasil aumentou 4,4% e o total em dinheiro (salário base + bônus) chegou a ser 9,8% maior do que ano passado. Já os demais executivos viram seu salário base aumentar 5,9% e o total em dinheiro, 8,6%. Os dados são de estudo Top Exec 2008, realizado pela consultoria de gestão de negócios Hay Group com 2.514 executivos, de 227 empresas em seis macrossetores.

Incentivo$
A pesquisa revela ainda que, na média, os incentivos de curto prazo pagos em 2008 cresceram 17,5% sobre 2007. Além disso, 100% das companhias oferecem incentivos de curto prazo (ICP): 89% delas sob a forma de participação nos lucros (PLR), 71% por bônus, 60% fazem uma composição dos dois incentivos e 7% utilizam outras formas.
Em 47%, ao atingirem um percentual das metas definidas pela empresa, os executivos garantem um pagamento do mínimo. Em 26% das empresas, esse percentual varia de 75% a 90% do cumprimento das metas. Já 56% estabelecem um teto, um percentual limite para definir o valor máximo do ICP. Em 38% do mercado esse percentual é de 120%. Além disso, 37% das companhias fazem o pagamento para resultados positivos individuais e/ou da área mesmo quando os resultados globais/regionais da empresa não são atingidos. Para os CEOS, os ICPs aumentaram mais de 40% de 2007 para 2008.

Bandeiras de Serra
As críticas formuladas pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à política externa brasileira revelam os constrangimentos impostos à agenda tucana depois de quase seis anos de governo Lula. Com PT e PSDB nivelados por baixo nas parcas ambições de desenvolvimento do país resta ao tucano atacar a política externa para tentar colher votos no eleitorado mais conservador e entre as “viúvas” da Alca.

Ao Deus dará
O governador de São Paulo, José Serra, também manifestou-se contra o Estado de bem-estar social preconizado na Constituição de 1988. “O Estado de bem-estar social veio na contramão, porque o Estado estava quebrado”, disse, no Fórum Especial promovido pelo ex-ministro do Planejamento, Reis Veloso para discutir o papel do Brasil entre os Brics.
Será que a Serra agrada mais o Estado de mal-estar social

Exportação
De acordo com o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Fonseca Moreira, os chineses estão se aproveitando da crise no setor calçadista brasileiro, causada pelo câmbio sobrevalorizado, e já levaram mil especialistas daqui para a China.

Floresta
Segundo o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Veloso, o Brasil participa com apenas 2% do mercado florestal mundial: “A Finlândia detém 17% desse mercado, embora tenha território menor do que o Espírito Santo”, comparou.

Mitos elétricos
Em termos de iluminação, são quatro os principais mitos identificados por um estudo do Conselho Americano para uma Economia Eficiente Energeticamente (Aceee, na sigla em inglês). Um deles é de que não se deve apagar as luzes por um curto período, pois diminuiria a vida útil das lâmpadas e aumentaria o gasto de energia, o que não é verdade. A recomendação é apagar as luzes mesmo quando for deixar o cômodo apenas por alguns minutos. Outro mito desfeito é sobre o risco de quebra de lâmpadas fluorescentes compactas: a quantidade de mercúrio da lâmpada não é suficiente para oferecer danos à saúde.

Au-au
Cachorros também são suscetíveis a contrair diabetes. Em algumas raças, como poodle, teckel, beagle, pinscher e rottweiller, essa pré-disposição é maior. A exemplo dos homens, a doença nos animais também exige tratamento para o resto da vida e acompanhamento veterinário. De olho nesse mercado, a Petmais, especializada em produtos para o setor pet, desenvolveu uma linha de higiene bucal composta por gel dental diet, que higieniza profundamente os dentes e gengivas dos cães.

Artigo anteriorLimites de Serra
Próximo artigoTransgênicos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.

Vendas no varejo surpreenderam negativamente

Surpresa foi tanto no quesito restrito (-0,1%) e no quesito ampliado (+0,6%).

Freio de arrumação

Sabe quando o ônibus está lotado e o motorista pisa fundo no freio? Logo abre espaço para mais gente entrar.

Lewandowski assume tarefa do ministro da Saúde

Supremo quer saber dos estados estoque real de agulhas e seringas.