Caixa preta

Candidato a deputado federal pelo Prona em São Paulo, o economista Adriano Baneyon achou estranha a discrepância entre as projeções das pesquisas de opinião e o resultado das urnas eletrônicas. “O número de votos válidos foi maior nesta eleição do que na anterior, embora as pesquisas projetassem em 70% o percentual de eleitores sem candidatos para deputado federal desta vez”, criticou, defendendo um sistema mais eficiente de controle para as urnas eletrônicas.

Estelionato eleitoral
A afirmação, peremptória, do coordenador do programa de governo do candidato do PSDB à presidência da República, João Carlos Meirelles, de que “as privatizações são uma página virada da história”, reafirma recorrente antagonismo da vida nacional: tirante as editorias de Economia e editorialistas mais dogmáticos da mídia tupiniquim, a política econômica – que há uma década e meia mantém o Brasil paralisado – tem escassa popularidade entre os brasileiros.
A recusa de Lula e Alckmin a assumir qualquer compromisso com privatizações se soma às altissonantes negativas de ambos em apontar sobre quais setores e programas recairão os cortes de gastos públicos que a ortodoxia univitelina de PT e PSDB apontava, antes do segundo turno, como consensuais e essenciais. Com isso, o petista e o tucano formalizam seu antiprograma do futuro governo. Falta, porém, os candidatos dizerem o que farão para substituir tudo o que fizeram até agora e que, diante dos resultados desastrosos, negam que continuarão a fazer a partir de 2007.

Atração
Alemães desembarcaram no Brasil, e não é para torcer pelo quase impossível octacampeonato de Michael Schumacher. Missão alemã, coordenada pelo vice-ministro de Economia e Infra-estrutura do Estado Livre da Baviera, Hans Spitzner, esteve como o secretário de Energia do Rio de Janeiro, Wagner Victer, para debater assuntos relacionados à implantação da Companhia Siderurgia do Atlântico, que é um projeto do consórcio ThyssenKrupp/Vale do Rio Doce, e da fábrica de tubos do grupo alemão Schulz, que será construída em Campos dos Goytacazes. Victer recebeu também missão chinesa, interessada em projetos de geração de energia hidrelétrica no estado.

Amador
Usuários sem experiência têm a cada dia mais ferramentas à disposição na Internet para atuar como hackers, atacando sites ou roubando dados confidenciais de usuários. Segundo relatório da empresa de segurança na rede Websense, o volume de ataques na Internet aumentou no primeiro semestre de 2006, com os códigos maliciosos se tornando mais discretos, mais difíceis de reconhecer e com a busca de ganhos financeiros superando a simples diversão do hacker tradicional. O relatório mostra um aumento de 100% em sites criados para a instalação de programas que capturam o que o internauta digita e outras formas de crimes.

Risco Ideli
Alô, coordenação do tucanato! A líder do PT no Senado, Ideli Salvati, tem projeto propondo o pagamento de mensalidades nas universidades públicas. Como diriam Lula e Alckmin, mais uma absurda proposta privatista!

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReembolso
Próximo artigoAcionista

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.