Caixa preta

O aumento da demanda mundial não é a única, nem provavelmente a principal, explicação para a fenomenal alta do preço do petróleo no mercado mundial. Série histórica dos últimos dez anos compilada pela Platts, baseada em dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Standard & Poors, revela que a Opep ampliou sua participação de 30,7% do consumo mundial, em 1988, para cerca de 33,3% este ano.
É verdade, como assinala a Platts, que, em outubro de 99, pela primeira vez, a queda da produção da Opep coincidiu com o aumento da demanda mundial. No entanto, segundo as projeções da própria empresa, este ano a organização voltou a aumentar sua produção, enquanto a demanda se estabilizou em relação ao ano passado. Em termos absolutos, a produção dos países da Opep passou de 20 bilhões de barris/dia, em 1988, para cerca de 25 bilhões de barris/dia, este ano, enquanto o consumo mundial subiu de 65 bilhões de barris/dia para 75 bilhões/dia, durante o mesmo período.
Ou seja, a questão é bem mais complexa do que a justificativa via aumento da demanda pretende explicar. Nesse cenário, a procura de outras respostas na ação dos players dos mercados de futuros de petróleo é apenas uma das muitas possibilidades abertas pelos números.

Prioridades
FH acusa os integrantes do MST de querer dinheiro de graça. Neste governo, isso é uma heresia. Dinheiro fácil só para banqueiros falidos.

Treinamento
No interior dos Estados Unidos foi criado recentemente um curioso centro de treinamento. Lá as pessoas aprendem, em cursos levados a sério, como jogar bolo no rosto de autoridades, como deitar na frente de carros, impedir a passagem da polícia, driblar seguranças e todas as técnicas de protestos pacíficos.

Ausente
A ausência do candidato à reeleição Luís Paulo Conde, do PFL, frustrou os espectadores da TV Universitária e ouvintes das rádios comunitárias que esperavam assistir, na noite de terça-feira, a um debate entre os candidatos à Prefeitura do Rio. Conde, seguindo escola iniciada por Collor e repetida por FH em 98, preferiu desistir de participar e expor suas idéias, o que acabou cancelando o debate. A decisão de não realizar o programa impediu que um público seleto conhecesse as idéias dos demais candidatos, a maioria  deles com pouco tempo no horário eleitoral gratuito.

Emprego em pauta
O Conselho Federal de Economia (Cofecon) promove, no próximo dia 29, em Curitiba (PR), a terceira etapa do ciclo de debates “A questão do desemprego e as políticas públicas”. Os expositores serão os professores Jorge Mattoso (Unicamp), Liana Frota Carleial (UFPR) e Juarez Varallo (Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e do Cofecon). O debate será coordenado por Nelson Karam, do Dieese-PR  e do Corecon-PR.

Ilha da fantasia
A afirmação do presidente FH de que pretende tornar todos os serviços prestados por seu governo acessíveis à população via Internet talvez seja a melhor síntese do seu governo. Como apenas 3% dos brasileiros têm acesso a computadores, os serviços disponíveis vão continuar sendo o que hoje são: meramente virtuais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA viúva paga
Próximo artigoFactóide

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Dívida do Rio cairá para menos da metade se corrigida pelo IPCA

Alerj vai ao STF para recompor perdas com ICMS dos combustíveis e energia.

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.

TCU encontra brechas na segurança de informação federal

Equipamentos pessoais constituem risco de entrada para ataques.

Brasilux entra no mundo do metaverso

Empresa cria evento com a apresentadora Renata Fan em auditório virtual.