A Caixa e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram nesta terça-feira, durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília (DF), protocolo de colaboração para que o município fluminense possa utilizar o Espaço Colaborativo GovTech do banco, em Brasília. O Espaço TEIA é o primeiro Hub de Inovação aberto pela Caixa.
O local vai conectar startups de GovTech de todo o país, fomentando a eficiência em serviços públicos, infraestrutura e saneamento. “Essa parceria vai permitir que possamos potencializar soluções inovadoras que façam a diferença na vida dos clientes do banco e dos cariocas”, afirmou o presidente do banco público, Carlos Vieira.
Na abertura, o presidente Lula disse que a atuação dos bancos públicos se pautará em critérios técnicos. “Não haverá, em hipótese alguma, de um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou BNDES, deixar de atender os interesses de um governador, os interesses de uma cidade por questão ideológica”, finalizou.
O espaço TEIA possui espaço físico amplo, com capacidade para receber as startups, além de possuir salas de reunião, estúdio audiovisual, espaço de palestras e de descompressão.
Segundo a Caixa, além do ambiente físico, o Hub de Inovação terá uma plataforma digital de comunicação, capacitação, inteligência e conexão.
A seleção das startups que participaram da inauguração do Espaço TEIA foi realizada com base no relatório BrazilLab (brazillab.org.br), que mapeia todas as startups GovTechs do Brasil. Atualmente, o local conta com a presença de 11 startups residentes, que atuam em diferentes segmentos e desenvolvem soluções inovadoras para desafios do setor público e privado.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília (DF) termina nestaa quinta-feira (13). A programação inclui mais de 170 atividades simultâneas, como espaços imersivos, suporte técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e Ferramentas para Gestão Municipal. O encontro é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).