Caixa vazia

115

As sociedades brasileiras de Eletrônica de Potência e de Eletromagnetismo alertam que os  chamados “filtros de ruído” e similares não reduzem o consumo de energia, como tem sido noticiado. Segundo as duas entidades, testes realizados em diversos laboratórios de universidades brasileiras mostraram que tais aparelhos são absolutamente inócuos quanto a economia de eletricidade. Um efeito positivo, do ponto de vista da redução do consumo, poderia advir apenas de uma eventual melhoria da conexão do neutro ao terra, que é feita quando se instala o aparelho. Os técnicos afirmam que é possível obter alguma melhoria na qualidade da energia elétrica com o uso de filtros passivos, mas isto se faz por meio de estudos específicos em cada instalação e com a aplicação de dispositivos que certamente não caberiam nas “caixinhas” à disposição no mercado.

Troca
A Embratel trocou sua plataforma – sistema de computador responsável pelas ligações – da norte-americana Lucent para a sueca Ericsson.

Campanha
Infeliz foi a escolha, pela Light, das pessoas que aparecem em anúncio da empresa pedindo a colaboração da população para economia de energia. Entre as personalidades estão nomes polêmicos como os treinadores de futebol Jorge “vocês vão ter que me engolir” Lobo Zagalo e Joel Santana – em baixa com a torcida do Vasco após a perda do campeonato -, a emergente Vera Loyola ou o ex-milionário Jorge Guinle. Parece que houve racionamento de pessoas carismáticas e identificadas com os cariocas.
Campanha – 2
Infeliz também é a escolha do lema “Energia Solidária” para marcar a campanha da empresa distribuidora de energia do Rio de Janeiro. O que há é “economia necessária” e um clima que mistura medo e revolta, principalmente nas classes C e D. Pedir, como faz a campanha as Light junto com uma emissora de rádio, que se “esqueça o passado” é dar um passo para não avaliar corretamente os erros cometidos e procurar consertá-los no presente e no futuro – inclusive nas urnas.

Bagunça
A Ligth continua enviando correspondência para clientes que consumem menos de 100 kw por mês, determinando redução de 20% no uso de energia, embora essa faixa de consumidores tenha sido isenta de diminuir seu já modesto consumo.

Espaço Publicitáriocnseg

Prêmio
Apesar de ter um PIB inferior ao brasileiro (quase a metade), a Argentina tem quase o dobro do número de seguradoras que o Brasil: 259 contra 136 (dados de 1998, os mais recentes nas estatísticas do Mercosul). A participação do setor de seguros no PIB portenho é de 1,85%, contra 2,54% no Brasil, mas o valor do prêmio per capita é maior – US$ 165 contra US$ 120.

Exemplo
Receita do polêmico Galvão Bueno, locutor de esportes da Rede Globo, para evitar a violência nos estádios: a polícia deveria fichar os baderneiros e obrigá-los a se apresentar em uma delegacia uma hora antes do jogo dos times pelos quais torcem; assim ficariam sem poder ir aos estádios. E Galvão completou, taxativo, que é assim que se faz na Inglaterra e Itália. Exemplo ruim. Os britânicos são conhecidos e detestados na Europa pela violência dos hooligans, torcedores fanáticos que só vão aos estádios para brigar. Já na Itália, no mesmo domingo em que o locutor da Globo deitava falação, 20 pessoas ficaram feridas após confronto entre as torcidas do Roma e Nápoli, em plena capital italiana.

Alerta
Os alertas, cada vez mais frequentes, de que poderá ser necessário racionamento de água – que já encontraram eco até nos ouvidos surpresos de FH – são mais um forte motivo para que se suspenda o processo de privatização da geração de energia no Brasil. Como mais de 90% da energia elétrica no país dependem dos rios, perder o controle e planejamento sobre essa água equivale a decretar o racionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui