Caixa vazia

As sociedades brasileiras de Eletrônica de Potência e de Eletromagnetismo alertam que os  chamados “filtros de ruído” e similares não reduzem o consumo de energia, como tem sido noticiado. Segundo as duas entidades, testes realizados em diversos laboratórios de universidades brasileiras mostraram que tais aparelhos são absolutamente inócuos quanto a economia de eletricidade. Um efeito positivo, do ponto de vista da redução do consumo, poderia advir apenas de uma eventual melhoria da conexão do neutro ao terra, que é feita quando se instala o aparelho. Os técnicos afirmam que é possível obter alguma melhoria na qualidade da energia elétrica com o uso de filtros passivos, mas isto se faz por meio de estudos específicos em cada instalação e com a aplicação de dispositivos que certamente não caberiam nas “caixinhas” à disposição no mercado.

Troca
A Embratel trocou sua plataforma – sistema de computador responsável pelas ligações – da norte-americana Lucent para a sueca Ericsson.

Campanha
Infeliz foi a escolha, pela Light, das pessoas que aparecem em anúncio da empresa pedindo a colaboração da população para economia de energia. Entre as personalidades estão nomes polêmicos como os treinadores de futebol Jorge “vocês vão ter que me engolir” Lobo Zagalo e Joel Santana – em baixa com a torcida do Vasco após a perda do campeonato -, a emergente Vera Loyola ou o ex-milionário Jorge Guinle. Parece que houve racionamento de pessoas carismáticas e identificadas com os cariocas.
Campanha – 2
Infeliz também é a escolha do lema “Energia Solidária” para marcar a campanha da empresa distribuidora de energia do Rio de Janeiro. O que há é “economia necessária” e um clima que mistura medo e revolta, principalmente nas classes C e D. Pedir, como faz a campanha as Light junto com uma emissora de rádio, que se “esqueça o passado” é dar um passo para não avaliar corretamente os erros cometidos e procurar consertá-los no presente e no futuro – inclusive nas urnas.

Bagunça
A Ligth continua enviando correspondência para clientes que consumem menos de 100 kw por mês, determinando redução de 20% no uso de energia, embora essa faixa de consumidores tenha sido isenta de diminuir seu já modesto consumo.

Prêmio
Apesar de ter um PIB inferior ao brasileiro (quase a metade), a Argentina tem quase o dobro do número de seguradoras que o Brasil: 259 contra 136 (dados de 1998, os mais recentes nas estatísticas do Mercosul). A participação do setor de seguros no PIB portenho é de 1,85%, contra 2,54% no Brasil, mas o valor do prêmio per capita é maior – US$ 165 contra US$ 120.

Exemplo
Receita do polêmico Galvão Bueno, locutor de esportes da Rede Globo, para evitar a violência nos estádios: a polícia deveria fichar os baderneiros e obrigá-los a se apresentar em uma delegacia uma hora antes do jogo dos times pelos quais torcem; assim ficariam sem poder ir aos estádios. E Galvão completou, taxativo, que é assim que se faz na Inglaterra e Itália. Exemplo ruim. Os britânicos são conhecidos e detestados na Europa pela violência dos hooligans, torcedores fanáticos que só vão aos estádios para brigar. Já na Itália, no mesmo domingo em que o locutor da Globo deitava falação, 20 pessoas ficaram feridas após confronto entre as torcidas do Roma e Nápoli, em plena capital italiana.

Alerta
Os alertas, cada vez mais frequentes, de que poderá ser necessário racionamento de água – que já encontraram eco até nos ouvidos surpresos de FH – são mais um forte motivo para que se suspenda o processo de privatização da geração de energia no Brasil. Como mais de 90% da energia elétrica no país dependem dos rios, perder o controle e planejamento sobre essa água equivale a decretar o racionamento.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEra das trevas
Próximo artigoSobra

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás