Caldo

Ao imitar o estilo, digamos, peito aberto do chefe, o ministro Guido Mantega, ainda expõe-se a, como diria Lula, ao contra-ataque dos adversários. Afinal, nem todo mundo é obrigado a ouvir de boca calada que a culpa da alta da inflação no Brasil é do “nosso feijãozinho”. Muita gente pode achar que o culpado é o “feijão-mantega”.

Alvo errado
O presidente Lula tem várias formas de defender os - muitos – méritos do programa brasileiro de biocombustíveis. No entanto, erra feio ao tentar demonizar o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, a cujas críticas Lula, sem citar o nome, respondeu, afirmando ser “muito fácil alguém ficar sentado em um banco da Suíça dando palpite sobre o Brasil ou sobre a África”.
Autor dos livros A Suíça acima de qualquer suspeita e A Suíça lava mais branco, que denunciam a ligação dos bancos suíços com a lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional, Ziegler é considerado pela imprensa de seu país uma espécie de inimigo número um da banca.

Telhado de vidro
Além de errar no alvo, Lula não devia se sentir confortável em criticar banqueiros no uso fruto de sua dolce far niente na Suíça ou em outras plagas. Graças ao seu Bolsa-Juros, de R$ 160 bilhões, apenas em 2007, os bancos com negócios no Brasil batem recordes atrás de recordes, como mostram a divulgação recentes de seus balanços.

Importância
Funcionários das agências reguladoras federais ameaçam greve. Correm o risco de ninguém perceber.

Especialistas
A multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes Varilux, lançou o Programa Varilux Especialista 2008. A ação tem o objetivo divulgar junto ao consumidor o grupo de óticas com atendimento especializado e credenciadas pela empresa. O programa pretende credenciar 3 mil ópticas até o final de 2008, em todo o Brasil.

Melhor amigo
Trinta e oito entrevistas com donos de cães estão no livro O Melhor Amigo – Dicas e Historinhas, escrito pela jornalista Lúcia Stela de Moura Gonçalves, com a colaboração da médica veterinária Simone Fernandes, que dá dicas da para tratamento e convivência com os cães. “Não é manual técnico. É leitura sobre a posse responsável de cães”, informa Lúcia Stela. O lançamento será dia 7, às 17h30, na Bichos e Caprichos (R. Carlos Góes, 234 loja J – Leblon – RJ). Cachorros serão bem-vindos.

Quinta coluna
Setores ligados ao Governo Chávez acusam a oposição, que controla o governo na região do país que faz fronteira com a Colômbia, de facilitar a entrada de paramilitares colombianos na Venezuela para praticarem sequestros e criar um clima de pânico na população do país.

Fraudes
A descoberta de fraudes nas empresas depende tanto do acaso e das denúncias feitas por funcionários quanto de auditorias ou controles. Isso é o que mostram os números de quem entende do assunto. Marcelo B. Conti, diretor da Boucinhas & Campos + Soteconti Auditores Independentes, revelou em artigo que os esquemas de fraudes foram descobertos, em 26% dos caso, por denúncias de funcionários; por acaso, em 19%; pelas auditorias internas, em 18%; por meio dos controles internos, em 15%; e em 11% por auditores externos. A maioria das fraudes foi perpetrada por funcionários sem cargo gerencial (64%). No entanto, as fraudes cometidas por funcionários com nível de gerente, ou superior, causaram perdas médias 3,5 vezes maiores.

Desvio
Depois da porta arrombada, o BNDES providenciou uma tranca.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorEnergia
Próximo artigoRisco do risco
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.