Calote americano

O diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) José Augusto de Castro alerta que não basta estimular as exportações, é preciso que o governo crie mecanismos de seguros para garantir financiamentos, principalmente para produtos manufaturados, por causa do alto risco de calote. Castro inclui entre os inadimplentes mais recorrentes as empresas norte-americanas. “É surpreendente, mas na maior economia do mundo é crescente o número de importadores que se torna inadimplente nos financiamentos”, denunciou, apontando as pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras como as vítimas mais indefesas, também nesse caso.

OAB on line
Pesquisa da empresa de tecnologia Alexa apontou o site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como o mais visitado no primeiro semestre entre os endereços eletrônicos de associações de juízes, procuradores e advogados. Segundo o levantamento, a OAB ficou na 371.862ª colocação do ranking geral. Sua correspondente no Estados Unidos, a American Bar Association (ABA), ocupou a 23.219º posição no ranking norte-americano. A OAB argumenta que, como é grande a diferença entre o número de advogados norte-americanos e brasileiros, bem como o de internautas dos dois países, a quantidade de acessos ao seu site é expressivo. A título de comparação, a versão on line da Veja, por exemplo, segundo a Alexa, ocupou a 1.926.580ª posição no primeiro semestre.

Boca torta
A convergência, também retórica, entre tucanos e petistas levou o presidente Lula a produzir, quarta-feira, constrangedor registro para sua biografia. Ao repetir FH nos seus incômodos com a convivência com a crítica, Lula deu perigoso passo em falso, ao incluir a democracia entre os obstáculos a serem removidos para a fluência de seu governo. Ao dizer que “não haverá intriga, não haverá futrica, não haverá eleição que possa frear o desenvolvimento que esse país precisa e deve ter”, Lula esqueceu-se de que, quando era sindicalista, eleição era impulsionador, nunca freio.

Negócios
Cresce a procura de cursos de mandarim, idioma oficial da China, por empresários e executivos de grandes empresas. Para atender à demanda, a escola Holding”s – que ensinava somente inglês – criou o curso de mandarim. O tempo médio que uma pessoa leva para começar a ler em chinês é um ano. Para escrever, a demora é ainda maior, devido à diferença com os idiomas ocidentais.

Planejamento
A Escola Politécnica da UFRJ e a Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim se reúnem até o próximo dia 14 para debater “O Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável”, no Centro de Tecnologia da UFRJ. Entre os palestrantes, professores das Universidades TFH Berlim, Simon Bolívar (Caracas) e da USP.

Assessoria
Perto de 150 jornalistas e relações públicas de todo o Brasil já confirmaram presença no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A programação, com quase 30 painéis, entre conferências, debates e mesas-redondas, reúne nomes como Nilmário Miranda, ministro que comanda a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás, Roger Ferreira, secretário de Comunicação do Governo do Estado de SP, mais as presenças internacionais de Angela Maria Funez Trejo, assessora do BID, e de Rissig Licha, vice-presidente da Fleishman-Hillard, a maior agência de relações públicas do mundo.

Torcer o pepino
A Câmara dos Deputados lança hoje o sítio eletrônico Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) destinado ao público infantil, que terá acesso, através de personagens desenhados, a informações sobre o papel da Câmara e dos deputados federais, a história do Legislativo, noções de cidadania, saúde e meio ambiente.

Margem
Pesquisas feitas pelo Ibope para a corrida às prefeituras têm margem de erro de quatro pontos percentuais; algumas, até 4,5 pp, para mais ou para menos. Assim, talvez seja tão eficiente quanto e muito mais barato consultar um jogador de búzios.

Artigo anteriorSobe e desce
Próximo artigoFora das quatro linhas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.

Confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Níveis de Utilização da Capacidade Instalada também recuaram: o da indústria caiu 0,8 ponto percentual; e do serviço, 1 ponto.

Mercados globais continuam receosos com aumento dos preços

Principais índices da Europa caíram devido ao movimento de alta dos yelds; Paris perdeu 0,24%.

Mau humor alastrando

Ontem, o mau humor dos investidores se fez presente no mundo e trouxe reviravolta para os mercados.